ASNEIRAS
HOME | NOTÍCIAS  | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

ASNEIRAS E EQUÍVOCOS

Eletrochoque para homossexuais

Rodrigo Zavala
Especial para o GD

Há exatamente um ano, com uma contundente falta de tato e bestial espontaneidade, o deputado federal Elimar Damasceno (Prona-SP) apresentou na Câmara projeto de lei que proíbe o beijo homossexual em público, sob pena de multa ou prisão. O político, em um rompante nada sutil chegou a dizer até que “não é contra os homossexuais, mas sim contra o homossexualismo”.

Neste ano, um outro destempero é ouvido no Rio de Janeiro, agora, na voz do deputado estadual Edino Fonseca (PSC). Ele simplesmente quer que o Estado do Rio de Janeiro - sim, esse mesmo, o que não consegue lidar com a criminalidade ou sequer evitar os roubos das placas de trânsito – financie um programa de reabilitação de homossexuais. Isto é, que faça os gays retornarem ao heterossexualismo – ou, “ao normal”, como julga o deputado evangélico.

O maior problema é que o projeto, uma completa e desnecessária bobagem, foi aprovado pelas comissões de Saúde, Constituição e Justiça e Contra o Preconceito. E foi aceito com o argumento de que homens e mulheres que querem deixar de ser homossexuais são discriminados por seus antigos companheiros. Pode? Claro que pode, o que falta no Brasil não é criatividade, mas bom senso.

Você, leitor ou leitora, pode não achar nenhum absurdo em tudo isso. Agora, imagine a cena: você conhece alguém que te revela, “antes eu era gay, mas com o programa do Edino, não sou mais”. Se isso não é desconcertante, eu não sei para que inventaram essa palavra!

Outra curiosidade que ninguém revela é como seria esse tratamento. O cara gosta de “petit gateau”? Eletrochoque nele. Ela gosta de usar o cabelo curto e tem voz grossa? Terapia em grupo. Um desatino desses leva a todo o tipo de brincadeiras de mau gosto, como essas.

O pessoal do grupo carioca Arco Íris de Conscientização Homossexual já está a postos nas escadarias da Assembléia Legislativa do Rio para tentar impedir que a sandice se mantenha. A proposta será votada amanhã pelos deputados, e todo mundo quer ver a cara dos que votarem positivamente.

 
 
 

Mais Asneiras
03/12/2004 Lula não toma jeito
02/12/2004
Você também vai ter que trabalhar mais
17/11/2004
“Dar o sangue” é apenas mais uma metáfora
29/10/2004
A perda da vergonha
22/10/2004
A briga de galo do PT
05/10/2004
Procura-se vereadora misteriosa
23/09/2004
Dona Marta, agora a senhora explica
14/09/2004
Covardias
01/09/2004
Lula quer se eternizar no poder
10/08/2004
O PT esqueceu o passado