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04/07/2007

Kassab vai dificultar estacionamento de carros nas ruas no centro de SP

 

da Redação



O prefeito Gilberto Kassab informa, com exclusividade ao Mais São Paulo, que dificultará o estacionamento de carros nas ruas de São Paulo. Mas, mesmo assim, vai vetar o projeto de lei que proíbe os automóveis de estacionar no centro expandido da cidade.

O projeto foi aprovado na Câmara dos Vereadores, mas o prefeito o considera difícil de fiscalizar. Apesar disso, ele concorda que a região precisa de normas para ter um trânsito com mais fluidez. Por isso, compromete-se a criar gradativamente áreas de estacionamento.


Lei que proíbe estacionamento nas ruas será vetada


João Batista Jr.


Vereador desde o dia 15 de fevereiro, quando assumiu uma vaga do PSDB, Ricardo Teixeira vem ganhando notoriedade com seu polêmico projeto de lei, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, que visa a proibir o de estacionamento de veículos nas ruas do centro expandido da cidade durante o período de rodízio.

“Existem áreas que viraram garagens a céu aberto. Todo o mundo estacionado na rua e a rua congestionada”, diz Teixeira. “O motorista será o grande beneficiado”, acredita.

Segundo Frederico Bussinger, secretário municipal dos Transportes, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) irá vetar a decisão da Câmara. “Apesar de o projeto ter méritos, a lei é inexeqüível”, justifica. De acordo com o secretário, o transporte público terá grande relevância no pacote de medidas que vão compor o novo Plano Diretor, cujo lançamento está previsto para outubro. “É um tema que vimos discutindo faz dois anos e estará no novo Plano Diretor”.

Menos trânsito e menos poluição...
“A lei vai ajudar a despoluir a cidade, pois 70% da poluição vem do cano do escapamento dos veículos”, lembra o vereador. Formado em engenharia, Teixeira é especializado em tráfego: em 1977, iniciou carreira na CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), onde foi efetivado e trabalhou até quatro meses atrás. “Acho que é preciso que a lei seja aplicada gradativamente para que as pessoas possam entender [as mudanças] e sejam construídas garagens subterrâneas." O vereador também ressalta que a lei deveria começar a ser aplicada em locais de tráfego mais acentuado.

... mas inviável
“O projeto do Ricardo vai ao encontro dos princípios gerais que a prefeitura procura seguir, mas, se aprovado, de imediato teremos três conseqüências: impacto sobre a atividade econômica e sobre a mobilidade na cidade, impossibilidade de fiscalização e uma possível multiplicação do número de estacionamentos improvisados, de modo que talvez o tiro saia pela culatra”, detalha o secretário.

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