Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

mais são paulo
05/11/2007

Construtores civis criam comunidade para qualificar mão-de-obra

 

Heitor Augusto


O setor da construção civil está em crescimento. Segundo números do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo), o emprego no setor cresceu 10,5% entre janeiro e agosto de 2007. Em São Paulo, o aumento foi de 14% no acumulado dos últimos 12 meses.

A falta de mão-de-obra qualificada, porém, é o grande entrave, segundo os industriais. “Já vi profissional que se dizia encanador por ter se cansado de levar choque trabalhando como eletricista”, diz Juan Agudo, diretor de serviços da Amanco, fabricante de tubos e conexões. Para superar esse obstáculo, empresários do setor se articularam para dar cursos tele-presenciais, em parcerias com as lojas de materiais de construção, para os funcionários. Criaram a Doutores da Construção, comunidade da qual a Amanco é uma das pioneiras.

Funciona assim: monta-se uma antena em uma loja de construção, que capta o sinal do estúdio onde as aulas são gravadas. Cada dia da semana é voltado para um segmento da construção. Segunda-feira, por exemplo, o foco é o pintor, que aprende não só detalhes técnicos (pois muitos já atuam informalmente na área há anos), mas também conceitos de gestão. Eletricistas, serralheiros, encanador, pedreiro e marceneiro também são contemplados.

“As aulas são dinâmicas, divertidas. Tem até desenho animado”, conta Juan. “Os profissionais são importantes para nós da indústria. Afinal, são eles que indicam os produtos a serem comprados para a construção”, complementa.

Profissionais aprovados
Ao término do curso, há uma avaliação feita na própria loja. Apenas um terço é aprovado – os reprovados podem fazer as aulas novamente. Quem passar, passa a ter o nome em um banco de dados hospedado no site do Doutores da Construção. Os consumidores, quando precisam de um encanador, por exemplo, podem consultar qual profissional se adequa à sua necessidade.

E por que o título de “doutores”? “É pra mostrar o valor deles. Eles se sentem orgulhosos ao serem chamados de doutores.”

Links relacionados:
Quadro de emprego no setor de Construção Civil
Emprego em São Paulo

Áudio dos comentários

   

NOTÍCIAS ANteriores:
01/11/2007
1ª Feira de Troca de Livros da Cidade
31/10/2007
São Paulo liderou o número de novos empregos
26/10/2007
Região da Luz ganhará companhia de dança
26/10/2007
Antes sem motivação para estudar, hoje se prepara para a Harvard
25/10/2007
Garoto-talento é descoberto graças a apoio da professora
19/10/2007
SP absorve 42% das novas vagas formais
16/10/2007
Receitas do cinema desvendadas em livro
16/10/2007
Antiga Febém Tatuapé será escolas de cursos técnicos
12/10/2007
37% dos alunos que terminam 1ª série não sabem ler
11/10/2007 Paulistano quer dois dias de rodízio
Mais matéria