Envie sua opinião



08/06/2007
Carta da semana


Leitor sugere AMA nas creches


"Essa é a primeira vez que escrevo para um jornalista. Meu nome é Marco Antonio Iazzetti, sou médico pediatra, com mestrado em pediatria pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo onde também sou preceptor no Pronto Socorro e na disciplina de Infectologia Pediátrica. Também trabalho no setor privado e em outro serviço público.

A idéia de se associar o projeto AMA (Assistência Médica Ambulatorial) a uma escola é fundamental para diminuir o número de atendimentos em nossos hospitais, já sucateados e sempre muito lotados. Gostaria de sugerir também que fossem colocados médicos pediatras nas várias creches da cidade e justifico essa sugestão.

Com uma freqüência grande, durante o atendimento no Pronto-Socorro (PS) atendemos crianças que estão nas creches e que por algum motivo tiveram um quadro febril, de diarréia ou um machucado leve. Essas crianças são vistas pelos funcionários da creche (que às vezes medicam outras vezes não), e depois chamam os pais para virem buscá-las para que sejam levadas ao PS.

Todos sabemos das dificuldades de se sair do trabalho, ou de comunicar os pais da criança. Dessa forma muitas vezes essa criança só terá um atendimento mais especializado no final da tarde, começo de noite, quando então ela é levada ao pediatra. A mãe recebe um encaminhamento que deve ser preenchido pelo médico que atendeu a criança, pois caso contrário ela será impedida de entrar na creche no dia seguinte.

Ora, se tivéssemos o pediatra no local o atendimento seria bem mais fácil, evitando levar uma criança com quadro leve ao PS, cujo atendimento é demorado e está sempre lotado. Com isso, também diminuiriam o número de atendimento de PS melhorando essas mesmas filas. Além disso, o pediatra poderia acompanhar as crianças na creche realizando a Puericultura (controle de peso e estatura, desenvolvimento neuro-psciomotor, vacinas...) o que também ajudaria as mães. Quantas vezes me vejono PS com mães que não levam seus filhos para realizar a Puericultura porque elas trabalham e não têm tempo de levá-los aos Postos de Saúde.

Em seu programa na CBN, você pede sugestões. Eu espero que tenha gostado dessa. Acho que é uma boa contribuição".
Marco Antonio Iazzetti, São Paulo (SP) - marcoiazzetti@giro.com.br

 

CIDADÃO JORNALISTA é um espaço destinado aos leitores e ouvintes que ao relatarem fatos e experiências de sua cidade, comunidade e cotidiano, tornam-se repórteres por um momento.

 
 

Anteriores:
01/06/2007
Uma causa para lutar
25/05/2007
Visita cívica ao Palácio do Planalto
18/05/2007
Malabaristas invisíveis
11/05/2007
Virada parece ser só dos Racionais
04/05/2007
Orgulho de ser brasileiro
27/04/2007
Reajuste salarial por merecimento
20/04/2007
O Brasil e o álcool
13/03/2007
Um show de intolerância
06/03/2007
A arte de educar
30/03/2007
São Vito
Mais textos