Envie sua opinião



28/09/2007
Carta da semana


O possível e o impossível



“Quando não existia o avião, dizia-se que era impossível voar como os pássaros, mas alguns não acreditaram nessa possibilidade e criaram o avião.

Quando inventaram o avião, alguém um dia deve ter dito que era impossível ele pousar sem suas rodas, no entanto hoje os pilotos passam por treinamentos simulando emergência semelhante e vários já pousaram aeronaves nessa situação. Imaginávamos também que, quando esses aviões caíssem, seria impossível que alguém sobrevivesse, no entanto já temos vários relatos de sobreviventes a tais tragédias.

Os senhores de engenho, do século XVIII, imaginavam ser impossível a vida sem o trabalho dos escravos, hoje, porém, vemos a crueldade que era cometida com tais abusos.

Pessoalmente, acho que é impossível viver com um salário mínimo por mês, mas muitos me provam o contrário.

O presidente Lula declarou, recentemente, que seria impossível governar sem a CPMF. Caro presidente, devemos lembrar que o Brasil já viveu sem ela. Tenho certeza de que sua extinção fará alguma falta ao Governo, mas impossível...

Fazer o possível é tarefa aos comuns e aos acomodados, àqueles que não procuram melhorar a si próprios nem trazer melhoras para os outros. Fazer o impossível é tarefa para empreendedores, para aqueles que buscam a sua melhora e a melhora de todos.

“Se você acha que pode ou que não pode, de qualquer forma você tem razão”, diz um provérbio que carrego como um grande ensinamento para a minha vida.

Se nosso presidente acha que não pode governar sem tal tributo e que vale a pena o sacrifico do já tão sacrificado povo brasileiro na sua manutenção, somente posso dizer que ele tem razão. Mas rezo para que, em algum dia, possamos contar com a presença de governantes empreendedores que terão em suas mentes que é possível viver sem a CPMF e sem tantos outros impostos, como vivem diversos países pelo mundo que nos dão o exemplo do crescimento e da pujança.

Não podemos condená-lo por suas limitações, apenas podemos lamentar-nos pela sua acomodação.”
Luciano Paz Xavier - luciano_xavier@uol.com.br

CIDADÃO JORNALISTA é um espaço destinado aos leitores e ouvintes que, ao relatarem fatos e experiências de sua cidade, comunidade e cotidiano, tornam-se repórteres por um momento.

 
 

Anteriores:
31/08/2007
O prazer de aprender está ligado ao prazer de ensinar
17/08/2007
O que é essa tal liberdade chamada internet?
10/08/2007
Cansaram? Ótimo. Agora mexam-se!
03/08/2007
Precisamos de Igualdade
27/07/2007
"Foi por medo de avião que eu segurei pela primeira vez na sua mão"
20/07/2007
Porquês tristes de uma criança que já pegou avião
13/07/2007 O trânsito de São Paulo
06/07/2007
Não deixe de tomar o seu cafezinho
29/06/2007
A revolução de que o Brasil precisa: escola em tempo integral
22/06/2007 Desiludido com a Educação
Mais textos