COMUNIDADE
HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
03/10/2003
Jovem está cada vez mais presente em programa social

Está cada vez mais presente a participação da população na melhoria dos espaços onde vivem. Entre essas ações, encontram-se muitos jovens, que aproveitando a proliferação das organizações não-governamentais, estão transformando escolas, bairros e cidades onde moram em um lugar melhor.

São ongs locais, agentes de saúde, campanhas contra a fome, rádios comunitárias, jornais de bairro e da escola e cursinhos pré-vestibular para estudantes de baixa-renda. Grande parte dessas organizações foram criadas e são mantidas por jovens protagonistas, estudantes de ensino fundamental, médio e alguns de nível superior.

Dois grandes exemplos dessa tendência são os movimentos Julad (Juventude Latino-Americana pela Democracia) e o Jovem por um Mundo Unido. Ambos são compostos por jovens de diversos países que desenvolvem projetos relacionados às principais questões de cada país envolvido, além de encontros para a discussão dessas questões. A invasão do Iraque pelos Estados Unidos reforçou significativamente a mobilização desses grupos.

No entanto, a grande maioria das ações de jovens são realizadas por pequenos grupos dentro de bairros ou escolas. Um desses exemplos é o Grupo Soluções Hidráulicas, que teve início dentro de uma escola pública de São Paulo. Os estudantes, atingidos pela constante falta de água na escola, perceberam que podiam ir atrás da solução do problema, causado pelo mal uso da água no local.

Hoje, os jovens já não estão concentrados na escola, mas continuam atuando na realização de palestras e consultorias que incentivam o uso racional da água. Os recursos arrecadados nos serviços prestados são utilizados na aplicação do projeto em outras escolas públicas.

Outro programa que segue essa linha é o projeto Águia Dourada, que foi idealizado pelo ex-educando do Projeto Axé Andercícero da Silva quando tinha apenas 14 anos. Criado em 1999, o Águia Dourada transformou-se em uma ong. A entidade atende crianças e adolescentes e ministra aulas gratuitas de futebol, capoeira, natação, atividades culturais e de temas como cidadania, reforço escolar, religião.

A Águia Dourada funciona em Salvador (BA) e tem apoio da Associação de Moradores, do BNB Clube e do Centro de Voluntariado da Bahia. Em 2000, a entidade recebeu o Prêmio Jovens Voluntários, uma premiação nacional formada pelo Instituto C&A e Fundação Odebrecht.

As informções são do site Aprendiz.