HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
saúde
08/07/2005
Instituto diagnostica, encaminha e acompanha pacientes com câncer de mama gratuitamente

Carolina Lopes

O câncer de mama é um dos maiores responsáveis pela morte de mulheres por patologia no Brasil. Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma em cada nove mulheres pode desenvolver a doença no mundo. Em busca de melhorias nesse quadro é que iniciativas voluntárias têm surgido no país. A Campanha Câncer de Mama: eu sei o que é isso! é um exemplo que têm dado certo.

Há três anos foi fundado o Instituto Neo Mama, entidade sem fins lucrativos. Há um nasceu a Campanha, que visa detectar a doença precocemente, agilizar os diagnósticos e assim propiciar um tratamento menos agressivo, como acontece quando a doença já está em estágio mais avançado. Para tanto o Instituto oferece mamografia de base gratuita para mulheres de baixa renda.

A demanda na clínica é grande. Para realizar o exame é necessário que à paciente tenha solicitação médica e apresente uma conta de luz, pela qual é avaliada a carência da solicitante, informa José Luis Neto Francisco, coordenador de Projetos do Instituto Neo Mama. “Não gostamos de distinguir pacientes, mas a preferência é mesmo para pessoas da classe D e E”, diz Francisco.

Em clínica particular o exame custa em médica 150 reais e pode chegar até 300 reais. O Sistema Único de Saúde (SUS), que é público, realiza o exame gratuitamente. Mas, segundo o coordenador, entre solicitar o exame e retirá-lo pode levar mais de nove meses. Através do Instituto esse tempo se reduz a três dias, o que facilita muito o tratamento.

Mas a diferença do Instituto em relação à outras iniciativas como Campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda, que também combate a doença, é o apoio dado aos pacientes que procuram o local. Além do diagnóstico, a entidade, que trabalha com 35 voluntários, encaminha, primeiramente, as mulheres com câncer a outras entidades que fazem o tratamento gratuitamente.

Paralelamente faz todo o acompanhamento com serviços não oferecidos costumeiramente pelos hospitais, mas de não menor importância. Com o auxílio de uma equipe de voluntários o Instituto oferece atendimento psicológico, fisioterápico, orientação jurídica, nutricional, drenagem linfática, aulas de Yôga, de português, oficinas de arte, além de possuir um atendimento estético com banco de perucas, de próteses mamárias externas, entre outros serviços; todos gratuitos.

Embora o número de atendimentos realizados pela Campanha desde a sua criação, em julho de 2004, seja baixo – apenas 120 exames, aproximadamente – a mobilização midiática tem surtido efeito. O site da Campanha recebeu em junho deste ano 202 mil visitas, além de terem o primeiro programa de TV voltado para a conscientização do exame precoce, saúde e qualidade de vida. O programa Um Toque Pela Vida é transmitido as terças no canal fechado TV Nova Imagem, de abrangência na região da baixada santista.

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIOreS
05/07/2005 USP produz conhecimento com a comunidade
01/07/2005 Comunidade “Fundão do Ipiranga” inaugura Biblioteca Comunitária
09/06/2005 Trabalho voluntário muda perfil de comunidade
03/06/2005 Feira de artesanato e cultura aquece mercado informal
03/06/2005 Valorização da cultura e do povo quilombola
20/05/2005 Projeto prioriza reintegração de jovens na sociedade
20/05/2005 "Projetos de maio" conta com a colaboração da comunidade
20/05/2005 Jovens tocam com instrumentos feitos de lata
20/05/2005 Projeto leva arte e música para escola
19/05/2005 Associação Peter Pan cadastra jovens com câncer para primeiro emprego