HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
coletivo
09/06/2005
Trabalho voluntário muda perfil de comunidade

PALMÁCIA (CE) - A preocupação com o bem estar das pessoas não é uma ação restrita aos governantes. A ajuda pode vir de cada pessoa que sente a vontade de auxiliar quem precisa. É, exatamente, dessa forma que há 17 anos a Associação Comunitária de Piracicaba, em Palmácia, no Ceará, vem desenvolvendo o seu trabalho.

A idéia surgiu com um grupo de oito pessoas: “A inquietação inicial foi com a área da saúde. Na época não existia postos, alguns benefícios que o governo oferece. Daí, então, juntamos um grupo e decidimos por si procurar ajudar as pessoas carentes”, contou a integrante do conselho fiscal da Associação, Nádia Muniz Sabóia.

Hoje, a entidade conta com a cooperação de 13 pessoas, que se engajaram para dar mais força ao projeto: “Mesmo com dificuldade, pois não recebemos nenhuma ajuda governamental, a Associação foi passo-a-passo crescendo”, comemorou Nádia.

Cada integrante desempenha uma função específica: “Cada um ajuda da maneira que pode e assim conseguimos ter credibilidade junto à comunidade. Não temos nenhuma ajuda do governo, trabalhamos voluntariamente. A entidade é sem fins lucrativos, de utilidade pública”, ressaltou a conselheira.

Segundo ela, a sua participação na atividade é em virtude da “existência da fome que no mundo e dói saber que não tem gente preocupada e quem pode fazer algo não faz”, destacou Nádia.

Projetos
A Associação Comunitária de Piracicaba desenvolve atualmente cinco projetos: 1) Distribuição de legumes, frutas e verduras; 2) Sopão solidário, sendo doados 190 litros de sopa; 3) Casa de arroz, que atende agricultores da região; 4) Escola de informática, sendo disponibilizados cinco computadores para as aulas, com parceria do Comitê do Desenvolvimento da Informática (CDI); 5) Carro caracterizado da Associação, ficando disponível à população da região.

A distribuição dos alimentos e da sopa acontece sempre aos sábados. De acordo com Nádia, cerca de 129 pessoas, de todas as idades, são beneficiadas. Assim também como o curso de informática, que é realizado para todas as pessoas.

Existem ainda os projetos relâmpagos como o curso de tapeçaria que foi realizada noa semana passada: “Também já conseguimos arrecadar mil brinquedos e doar para as crianças no natal passado”, contou Nádia.

Serviço:
Quem tiver a vontade de ajudar a Associação, pode entrar em contato pelo telefone: (85) 3482.5384/3091.9410.



As informações são do Diário do Nordeste. de Fortaleza - CE.

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIOreS
03/06/2005 Feira de artesanato e cultura aquece mercado informal
03/06/2005 Valorização da cultura e do povo quilombola
20/05/2005 Projeto prioriza reintegração de jovens na sociedade
20/05/2005 "Projetos de maio" conta com a colaboração da comunidade
20/05/2005 Jovens tocam com instrumentos feitos de lata
20/05/2005 Projeto leva arte e música para escola
19/05/2005 Associação Peter Pan cadastra jovens com câncer para primeiro emprego
19/05/2005 Manifestações culturais de Pindoretama serão mapeadas
17/05/2005 Líderes para a sociedade civil
17/05/2005 Empresa firma parceria com a Ação Comunitária