HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

ceará
24/09/2004

Odontologia voluntária promete crescer

FORTALEZA (CE) - Na opinião de José Cláudio Cid Pereira, presidente do Conselho Regional de Odontologia - Seção Ceará (CRO-CE), a prática da Odontologia voluntária deve crescer também nas entidades que compõem o chamado Terceiro Setor. Ele ressalta que algumas Organizações Não-Governamentais do Ceará já disponibilizam atendimento gratuito para seus públicos específicos.

O presidente do CRO-CE informa que não há dados de quantos dentistas desempenham algum tipo de serviço voluntário voltado para os mais necessitados. No entanto, lembra que há uns 15 anos, a Odontologia era vista pelos estudantes como uma profissão cujo retorno financeiro era rápido.

“Hoje, as universidades estão se preocupando em passar uma formação mais humana, criando nos alunos o espírito de responsabilidade social”, ressalta José Pereira. As entidades de classe da área odontológica investem nessa temática também.

A Associação Brasileira de Odontologia - Seção Ceará (ABO-CE) realiza atendimentos que beneficiam pessoas carentes. Apenas de janeiro a agosto deste ano, 2.713 pacientes passaram pelos 24 consultórios instalados nas duas clínicas da entidade. Eles foram atendidos em diversas especialidades odontológicas como, por exemplo, endodontia e periodontia.

No entanto, Francisco de Assis Silva Lima, presidente da ABO-CE, ressalta que, em algumas especialidades, o material utilizado no tratamento é custeado pelo próprio paciente. Os procedimentos odontológicos são executados por profissionais que estão participando de algum curso de pós-graduação promovido pela Escola de Aperfeiçoamento Profissional.

Uma assistente social da ABO-CE seleciona as pessoas que buscam o serviço, já que apenas os comprovadamente carentes são atendidos.

SERVIÇOq Mais informações sobre atendimento na ABO-CE no telefone (85) 253.3636.


As informações são do Diário do Nordeste, Fortaleza - CE.

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
23/09/2004 Mulheres usam o grafite para transmitir mensagens à comunidade
23/09/2004
Jovens em situação de risco aprendem química na cozinha
22/09/2004
Comunidade da Urca refloresta morro e combate incêndios
21/09/2004 Moradores se unem para salvar área verde preservada em favela carioca
20/09/2004 Cine Pop Brasil leva para favelas seleção de produções nacionais
17/09/2004 Orsa completa 10 anos e comemora sucesso de ações na área social
17/09/2004 Empresa aposta na reciclagem de materiais
16/09/2004 Alunos de escolas públicas e privadas ajudam portadores de diabetes
15/09/2004 Mulheres usam rádios e internet para abordar temas da comunidade
15/09/2004 Freira discute como garantir cidadania aos moradores de rua