Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
gdimen@uol.com.br

Pedagogia da histeria

A economia continuou ontem dando boas notícias e já se fala que, talvez, o dólar fique abaixo ou próximo dos R 3,00 até o final do ano. Anunciaram-se também ótimas notícias no comércio exterior. Passamos muito tempo sendo bombardeados pelo mercado (e pagamos um preço caro por isso), com suas projeções do caos - e todos já sabem que se o PT não for seduzido por alguma maluquice populista, conseguirá, a médio prazo, estimular o crescimento.

A lição que devemos tirar é a seguinte: o mercado é movido a curto prazo e à especulação. Ficou tão forte, tão presente na mídia, contratando tantos analistas nas mais variadas esferas, inclusive político, que se tornou ainda mais difícil diferenciar o essencial do passageiro. Bastava um bobalhão estrangeiro desinformado falar algo sobre o futuro do Brasil para ficarmos tensos; afinal, mexia nos mercados internacionais.

Nós, dos meios de comunicação, não estávamos preparados para enfrentar os novos poderes de opinião do mercado e acabamos reproduzindo, em maior ou menor grau, a histeria. E geravam-se notícias de verdade a partir dela, com o dólar subindo e a bolsa despencando. Mais gente, com base nas expectativas, mandavam dinheiro para fora do país.

A pedagogia da histeria é das boas lições que vamos ter de aprender para proteger melhor nossos leitores.

As boas notícias servem, porém, como aviso: eventuais bravatas serão punidas com a histeria.

 
 
                                               Subir