Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
gdimen@uol.com.br

Lula e Serra vão dar um show?

Isolados na dianteira das pesquisas eleitorais, Lula e Serra prometeram se enfrentar com civilidade, debatendo idéias e propostas de governo. A ação de improbidade administrativa anunciada pelo procurador Luiz Francisco de Souza, envolvendo pessoas que foram ou são próximas de Serra, ameaça transformar tais promessas de altivez política em pó.

Serra e seus aliados estão convencidos de que Luiz Francisco estaria mais interessado na eleição do que na apuração de irregularidades. A suspeita se fundamenta na data da ação, véspera do primeiro turno, e no fato de que Luiz Francisco ser um ex-militante do PT.

Independentemente das intenções do procurador, os tucanos traduzem o gesto como uma espécie de declaração de guerra - até porque precisam de um pretexto para jogar duro e afastar, nesse momento, a possibilidade, remota, da vitória de Lula no primeiro turno.

Se a disputa entre PT e PSDB ficar mais no campo moral (quem cometeu qual deslize) e no passado (o que pensava Lula, as alianças com políticos como Quércia e Sarney, o que fizeram as administrações do PT, os erros de FHC) do que em propostas, detalhadas, concretas, para viabilizar o crescimento econômico e gerar empregos, perde-se uma chance para esclarecimento do eleitor.

A emoção da pancadaria produz um bom "show", anima as eleições, mas torna ainda mais rala a compreensão do cidadão sobre o que os candidatos podem fazer se eleitos.

 
 
                                               Subir