Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
gdimen@uol.com.br

O problema de Serra se chama Serra

Atribui-se ao desgaste do governo Fernando Henrique Cardoso a baixa velocidade da candidatura oficial à presidência. Errado: o problema de José Serra se chama José Serra.

Serra e seus marqueteiros leram as pesquisas, concluíram que a população quer mudança e se afastaram de Fernando Henrique Cardoso, montando uma espécie de candidatura com ares de dissidência. FHC, por isso, está praticamente ausente no horário eleitoral gratuito.

Serra não está bem nas pesquisas, mas FHC está. Num levantamento do Ibope, o presidente, mesmo com todo o desgaste, foi considerado o mais preparado para governar o Brasil, comparado aos demais candidatos. Mais: se levarmos em conta o regular positivo, bom e ótimo, há algo entre 35% a 40% de brasileiros simpáticos, em algum grau, ao governo.

Seria mais transparente (e útil eleitoralmente) Serra apresentar-se como candidato de FHC, defendendo o governo, aceitando a culpa pelos erros e dispondo-se a consertá-los.

Optou-se, assim, pelo discurso dúbio. Está aí o maior erro, por enquanto, de Serra. Nem ganhou o voto de oposição e nem está ganhando o voto governista, suficiente para, pelo menos, jogá-lo no segundo turno.

O problema de Serra é a arrogância: ele tem dificuldade de se aceitar como segundo de alguém No caso, de Fernando Henrique Cardoso.

 
 
                                               Subir