Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade 
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
gdimen@uol.com.br

Quem vai salvar Lula?

Apesar das quedas registradas pelas pesquisas de opinião, a popularidade do presidente Lula ainda está alta – e, por vários meses, vai permanecer num patamar confortável. Mas a corrosão de seu prestígio está em andamento, trazendo a perspectiva de crises políticas. Afinal, a legitimidade do governo federal está ancorada no prestígio pessoal de Lula, e não do PT.

Para quem olha a foto a pergunta pode parecer despropositada, mas para quem vê o filme não é: quem vai salvar Lula?

A cada dia cresce a percepção da distância entre o que foi prometido na campanha e a realidade social que aí está. Se é culpa desse governo ou da chamada "herança maldita" pouco importa para quem está desempregado ou morre de medo de ficar desempregado.

Lula se elegeu com a bandeira do emprego e em sua gestão foram gerados 413 mil desempregados. Quanto tempo mais Lula tem até sua imagem cair em desgraça?

Mesmo que ele vá bem, a economia volte a crescer, os empregos gerados serão insuficientes para atender à procura de vagas. Por isso, já se discute, entre políticos, a chance de políticos de diferentes partidos, a começar do PSDB, levantem em futuro não muito distante a idéia do pacto de governabilidade.

Está acontecendo exatamente o que as pessoas sensatas imaginavam que iria acontecer: passada a fase do palanque, o presidente entraria em contagem regressiva. O que muitos não imaginavam é que o nível de emprego iria piorar tanto em tão pouco tempo.

 
 
                                                Subir