Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade 
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente


Dia 11.08.03

 

Sem emprego, profissionais voltam a prestar concursos públicos

Os concursos públicos podem ser comparados aos vestibulares para as universidades mais concorridas do País. Numa disputa para 600 vagas de policial rodoviário federal, no ano passado, havia mais de 543 mil inscritos - quase mil candidatos para um posto de trabalho. Outra multidão de candidatos a gari no Rio chamou a atenção do País, quando 30 mil pessoas, quase todos desempregados, estavam em busca de 1.500 vagas no serviço municipal.

Esses concursos públicos mostram um retrato mais nítido do desemprego no País. Cada vez mais trabalhadores querem ter como patrão os governos federal, estaduais ou municipais. O próximo concurso, cujo edital deve sair neste mês, vai oferecer 2.200 vagas e pode chegar ao recorde de 1 milhão de concorrentes, ultrapassando os 567 mil que, neste ano, disputaram 2.275 vagas de técnico previdenciário.

Nas salas de escolas preparatórias para concursos, os desempregados são maioria, assim como os casos de preconceito no setor privado. Idade é outro problema. Para o diretor de Recursos Humanos da Central dos Concursos, José Luis Romero Balbeta, o emprego público se tornou a melhor opção no momento. "A pessoa vai para a iniciativa privada, é demitida e tenta montar um negócio. Quebra a cara, porque não tem preparo, e aí pensa no setor público, quando a auto-estima está totalmente em baixa", explica.

Os números comprovam o despreparo da maioria dos candidatos e, como nos vestibulares, é preciso muito esforço para ser aprovado. Entre 20% e 30% dos inscritos sequer fazem o teste. Do restante, cerca de 10% têm chances reais de aprovação.

Leia mais:
- Desemprego provoca corrida aos concursos

 

 
                                                Subir    
 

 DIA 08.08.03

  Conta da recessão sobra para o trabalhador
   
 

 DIA 07.08.03

  Indústria fecha semestre em recessão
   
 

 DIA 06.08.03

  Reforma passa, mas governo vai enfrentar capitalização de descontentes
   
 

 DIA 05.08.03

  Em busca de mais verba, 500 prefeituras podem parar
   
 

 DIA 04.08.03

  Empresas preferem “moldar”seus funcionários
   
 

 DIA 01.08.03

  Otimismo deu lugar ao pessimismo
   
 

 DIA 31.07.03

  Investidores externos com medo das invasões