Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente


Dia 24.10.02

 


Desemprego em SP alcança índice recorde, aponta IBGE

A taxa de desemprego em São Paulo nunca alcançou, desde que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) iniciou a Pesquisa Mensal de Emprego em 1982, índices tão altos: 9,4% na taxa livre de influências sazonais -típicas de cada período. Sem o ajuste sazonal, a taxa também foi a maior da série histórica: 9,3%. O aumento do dólar e dos juros e a estagnação da indústria explicam o fenômeno.

O resultado de São Paulo, que representa cerca de 44% do número total de trabalhadores, puxou a taxa média das seis regiões metropolitanas pesquisadas para cima. Descontados os efeitos sazonais, o desemprego passou de 7,2% em agosto para 7,6% em setembro. É o maior desde fevereiro de 2000, quando ficara em 7,8%.

Segundo o IBGE, o rendimento médio do trabalhador também teve baixas. No total, como o acúmulo da inflação deste ano, o trabalhador já perdeu 4% do valor real de seus rendimentos. A inflação em alta, reajustes salariais que não repõem integralmente o aumento dos preços e pessoas entrando no mercado de trabalho -ou retornando- com salários menores são as explicações de especialistas para a queda contínua do rendimento do brasileiro.

Leia mais:
- Desemprego em SP é o maior da história

Leia também:
- Inflação "come" renda, que recua pelo 20º mês seguido
- Mais pessoas procuram emprego, mas oferta de vagas não dá conta
- Desemprego cresce entre mulheres

 

 
                                                Subir    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desemprego em SP é o maior da história

(Folha de S. Paulo - 24/10/02)

 

 
                                                Subir    
 

 DIA 23.10.02

  Situação das mulheres no Brasil ainda é precária
   
 

 DIA 22.10.02