Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente

Mês de Abril 2003

 

Brasil é pouco globalizado, diz estudo

Um estudo divulgado pela consultoria A.T. Kearney e pela revista "Foreign Policy Magazine" indica que, num ranking com 62 países, o Brasil ocupa o 57° lugar entre as nações mais globalizadas do mundo. A Irlanda apareceu em primeiro, seguida por Suíça, Suécia, Cingapura e Holanda. Os EUA, ao contrário do que se poderia imaginar, são apenas o 11° no ranking da globalização, e a Inglaterra, a 9.

Segundo o consultor Mark Essle, sócio e diretor-executivo da A.T. Kearney para a América Latina, a presença de inúmeras companhias internacionais no país e o fato de muitos executivos trabalharem para essas empresas estrangeiras dão a falsa impressão de que o Brasil é globalizado. Para chegar ao ranking, a pesquisa considerou quatro fatores: integração econômica, desenvolvimento tecnológico, engajamento político e contato pessoal.

"No caso do Brasil, esse último item mede o quanto o brasileiro é globalizado, considerando viagens internacionais e ligações telefônicas para exterior, entre outros aspectos", disse Essle. No item integração econômica, o Brasil ficou na 47° posição; em desenvolvimento tecnológico, na 61° em engajamento político, na 38° e em contato pessoal, no 61° lugar.

Leia mais:
- Brasil é pouco globalizado, diz estudo

 
                                                Subir    
   MARÇO
  Mundo da moda abre um leque de novas carreiras
   
   FEVEREIRO
  Plano de emergência em caso de guerra
   
   JANEIRO
  Lula será julgado pela sua capacidade de criar empregos
   
   DEZEMBRO
  Multiplicação de municípios trouxe mais miséria ao país
   
   NOVEMBRO
  Para José Dirceu, reajuste do mínimo será difícil
   
   OUTUBRO
  Próximo presidente será mais rígido com os EUA, avalia embaixador