Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente

Semana de 26.11.01 a 02.12.01

 

Tráfico de humanos torna-se o melhor "negócio" depois do narcotráfico

O crescimento do tráfico de pessoas chegou a proporções tão assustadoras que o governo americano acaba de criar uma divisão no Departamento de Estado para combatê-lo. Responsável pela movimentação de US$ 7 bilhões (número mínimo estimado), o "negócio", que leva jovens à prostituição e à servidão laboral,
é rentável e tem todas as possibilidades de crescer.

"Diferente da droga, uma pessoa pode ser vendida como força da trabalho inúmeras vezes. Com a globalização, ficou ainda mais fácil viajar e passar por fronteiras. São facilidades de que a máfia tira proveito", explica Sally Neumann, membro da nova instituição norte-americana e autora do relatório anual sobre o tema.

Segundo ela, a falta de trabalho aliada à pobreza deixam famílias vulneráveis ao crime organizado. "Uma menina do Nepal, por exemplo, vale US$ 12. E os pais vendem porque precisam do dinheiro".

Para combater o problema, Sally afirma ser necessária uma campanha maciça de conscientização de polícia, juizes, promotores, departamentos de imigração e da própria população, para que compreendam que o tráfico humano é crime.

Além disso, precisam ser criadas entidades nacionais e internacionais que ataquem a questão. "Países ricos, para onde o tráfico se dirige preferencialmente, também são importantes nessa luta".

(Isto É)

 
                                                Subir    
   Semana de 19.11.01 a 25.11.01
  Mulheres grávidas começam a ser contratadas
   
   Semana de 12.11.01 a 18.11.01
  Brasil ainda é visto como país do futebol e do carnaval
   
   Semana de 05.11.01 a 11.11.01
  Empresários prevêem crescimento econômico para 2002
   
   Semana de 15.10.01 a 21.10.01
  Economia mundial 'congela' diante da guerra