mais leitura
01/10/2007

Movimento pede abertura de bibliotecas aos domingos

João Batista Jr.


”Em todas as cidades civilizadas do mundo as bibliotecas abrem aos fins de semana.” A frase de Oded Grajew, presidente do Instituto Ethos e um dos idealizadores do Movimento Nossa São Paulo, aparece para justificar a nova iniciativa que lidera.

Há um mês, o Nossa São Paulo enviou ao Secretário de Cultura da Cidade de São Paulo Carlos Augusto Calil o pedido formal para que as bibliotecas passem a funcionar aos domingos. Atualmente, o encerramento das instituições ocorre ao meio dia dos sábados.

“Não é só abrir, mas também atrair a população com atrações culturais.” Para ele, os locais também devem se tornar um centro de cultura, com eventos que consigam atrair a população. Leitura de livros e peças de teatro são sugeridas como alternativas.

Mobilização
“O Nossa São Paulo tem a missão de comprometer a sociedade.” Assim como promoveu o Dia Sem Carro ocorrido no último 22 de setembro, o Movimento pretende mobilizar a população para cobrar do governo municipal a abertura dos espaços aos domingos.

“A sociedade não reivindica, então a biblioteca fecha e fica por isso mesmo. A população ainda não tem consciência de que o espaço público é dela, e que por isso não pode fechar. Como é que permitimos isso?” A prefeitura se comprometeu a dar uma resposta ao pedido no mês de outubro.

Mais espaços
A iniciativa pode se ampliar caso seja aprovada. “As praças não são bem usadas. Por exemplo, a Belmiro Braga, na Vila Madalena, não deveria abrir apenas no último domingo do mês. E a Charles Miller, no Pacaembu, deveria ter eventos todos os fins de semana.”

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
01/10/2007
Portal tem conteúdo multimídia sobre centro da cidade
27/09/2007
Carroça vira biblioteca itinerante
27/09/2007
Teatro Fábrica pode encerrar funcionamento
26/09/2007 Balé às escuras
26/09/2007
Pesquisas mostram que projetos musicais ajudam no rendimento escolar
25/09/2007 Associação de bairro lança cartilha para educar moradores
24/09/2007
Bicicleta promete revolucionar transporte público em Paris
24/09/2007
Comunidade Criativa quer lançar eventos culturais para jovens
24/09/2007
Percepção de moradores de Santa Etelvina não reflete dados da prefeitura
21/09/2007
Virada da inclusão
Mais matérias