cuidado
03/06/2008

Praças municipais ganharão zeladores no próximo semestre

Keila Baraçal


A partir de agosto, mais de trezentos trabalhadores que estavam desempregados começarão a trabalhar em praças espalhadas por oito subprefeituras da cidade de São Paulo. Os novos zeladores foram selecionados na semana passada pela Secretaria Municipal do Trabalho e, depois que forem capacitados pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, receberão um auxílio mensal de R$ 435,75.

Inicialmente, a previsão é que o programa dure três meses, mas nas praças que obtiver êxito a proposta se estenderá por mais dois anos.

As aulas começam ainda neste mês e incluirão noções teóricas e práticas sobre jardinagem. O zelador contratado realizará a manutenção da praça. Diariamente, vai fazer pequenas reformas, plantar mudas, varrer a praça, arrumar os bancos, trocar torneira etc.

O curso, segundo Célia Seri Kawai, assessora técnica de gabinete da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, terá duração de 80 horas – dividido entre 36 horas teóricas e 44, práticas. Ela conta que depois de formados, os novos zeladores terão condições de cuidar plenamente da praça – tal qual um zelador de prédio. E pelo fato de o trabalho estar constantemente no espaço, a comunidade o reconhecerá como responsável por ele.

Todos os profissionais - mulheres e homens desempregados e que tinham habilidades rurais - foram selecionados após pesquisa da própria Secretaria do Trabalho, que constatou a falta de conservação das áreas públicas. O aparente abandono acabava afastando os próprios moradores. A ação dos zeladores será supervisionada pelas Subprefeituras da Sé, Butantã, Perus, Pirituba, São Matheus, Cidade Tiradentes, Campo Limpo e M´Boi Mirim. O projeto poderá se espalhar por outros pontos da capital, mas não há previsão de quando isso aconteça.

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
30/05/2008
Talentos da moda são estimulados na Casa dos Criadores
30/05/2008
Jovens podem gravar música e vídeo de graça
29/05/2008
Ipiranga ganha biblioteca especializada em cinema
29/05/2008
Soninha se compromete a não deixar a Prefeitura de São Paulo
28/05/2008
Universitários do Rio apostam no sucesso da indústria criativa
28/05/2008
Grupos culturais ocupam escola vazia na Praça Roosevelt
28/05/2008 Rua Augusta inspira filme
28/05/2008
Rua Augusta é meu antídoto contra a monotonia, por Ricardo Oliveros
27/05/2008
Hotel Emiliano vai bancar 90% da 2ª etapa de obras na Oscar Freire; início é em junho
26/05/2008
Empresas têm mais dificuldade para alugar escritórios
Mais matérias