HOME | COLUNAS | MAIS SÃO PAULO | RADAR | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

tecnologia

05/04/2007
Cadeira anda com piscar de olhos e pela força da mente

Erika Vieira


Basta um piscar de olhos e tudo se transforma. É mais ou menos assim que funciona a nova cadeira de rodas totalmente desenvolvida no Brasil. A cadeira se locomove apenas por piscadas de olhos e/ou sinais cerebrais. O invento ficará em exposição no Salão Internacional de Robótica e Inteligência Artificial, entre os dias 11 e 15 de abril, em São Paulo.

Inventada por pesquisadores de engenharia elétrica, a proposta da cadeira é levar mais mobilidade a portadores de paralisia nos braços e pernas. “Melhorar a qualidade de vida para a pessoa com deficiência e proporcionar a autonomia de conduzir a cadeira, para isso que a construímos”, explica o professor doutor Teodiano Freire Bastos Filho, coordenador do grupo de alunos de pós- graduação integrantes do projeto, da Universidade Federal do Espírito Santo.

Uma espécie de palm (computador portátil) fica instalado na altura dos olhos do cadeirante, e uma série de opções de movimento expostas na tela. O usuário pode escolher se quer andar para frente, virar a esquerda ou a direita, para isso, basta dar uma piscada mais demorada quando o ícone desejado estiver iluminado.

A planta da casa também pode ser armazenada no computador de bordo da cadeira, assim, uma outra tela aparece com todos os cômodos desenhados. Por exemplo: se a pessoa está na cozinha, é só esperar aparecer iluminado a opção da sala (ou qualquer outro cômodo escolhido) e piscar, automaticamente a cadeira se locomove até o local.

Sentimentos e sensações como dor, sede, fome, calor, frio, sono, coceira, etc, são selecionados da mesma maneira, com a diferença de que sai pela caixa de som possibilitando uma conversa com as pessoas ao redor. Há ainda o recurso de utilizar o teclado alfabético, podendo formar palavras transmitidas por meio da saída de voz.

Todas essas funções também podem ser ativadas através de sinais cerebrais. Um gorro com sensores ou eletrodos são colocados na cabeça do usuário, e a cadeira de rodas se movimenta de acordo com os estímulos transmitidos. Quando o cadeirante relaxa o sistema nervoso, por exemplo, o sinal na tela do computador muda e ele seleciona para onde quer andar. “Antes de usar esse dispositivo a pessoa precisar treinar”, fala o professor.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
03/04/2007
Restaurantes escuros regidos por cegos vira moda
02/04/2007
Diretores escolhem vizinhos do Minhocão como tema de documentário
02/04/2007 Escolas próximas têm médias distantes
30/03/2007
Experiências que utilizam a educação por meio da comunicação
28/03/2007
Paulistanos criam Sindicato dos Cachorros
26/03/2007
Homenagem ao percussor do grafite
23/03/2007
Veja os seguintes assuntos relacionados com violência e educação
21/03/2007
Ensinando Direitos Humanitários nas escolas do Rio de Janeiro
15/03/2007
Física mais próxima dos paulistanos ao entardecer
13/03/2007
Jogos da Cidade
Mais matérias