HOME | COLUNAS | MAIS SÃO PAULO | RADAR | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

cultura

09/04/2007
Subjetividades de São Paulo em debate

João Batista Jr.

A soma de uma população, que há muito atingiu a dezena de milhões,distribuída em um espaço que tenta driblar as leis da física para continuar habitável resulta em uma relação perturbada entre os cidadãos e a cidade de São Paulo. O trânsito, a poluição visual e a pobreza são problemas aparentes. Mas ainda existem outros fatores urbanos sutis que, embora não sejam percebidos com facilidade, têm poder de influência na vida das pessoas.

Por conta disso, a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) lançará em 14 de abril o projeto “A Psicanálise nas Tramas da cidade”, o qual vai buscar entender a relação entre os paulistanos e São Paulo. “A proposta é fazer debates e exposições de trabalhos de entidades que trabalham com problemas de São Paulo de uma forma geral, queremos retocar as mentalidades”, explicou a diretora da Cultura e Comunidade da SBPSP, Magda Khouri.

Os assuntos a serem abordados serão muitos, já que “São Paulo é uma cidade que pode formar paranóias”, conta Khouri. A idéia do projeto ocorreu de um grupo de terapeutas ao perceber que muitos de seus pacientes tinham problemas diretamente ligados à cidade. “A questão da subjetividade está presente nos medos, angústias e ansiedades das pessoas. Hoje, por exemplo, muita gente sofre com o excesso de informação”, avalia.

Primeiro encontro
A série de discussões vai ter início com a presença do professor de literatura e compositor José Miguel Wisnik, e do arquiteto, Guilherme Wisnik. Pai e filho discutirão as sutilezas da literatura e arquitetura que podem atuar na psique das pessoas. “Em outros encontros queremos chamar pessoas que fazem filmes da periferia e entidades que realizam trabalho em comunidades”, revela a diretora do projeto.

O evento será realizado uma vez por semestre no período de dois anos. “No fim desses módulos haverá um encontro entre debatedores de São Paulo e de outras grandes cidades da América Latina”.



Serviço:

Dia 14 de abril, sábado, às 11h
Av. Dr. Cardoso de Melo, 1450/1º andar
Auditório Sigmund Freud
R$ 20,00 (estudante paga meia entrada)

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
06/04/2007
Veja as empresas que aderem ao Selo Trânsito Seguro
05/04/2007
Cadeira anda com piscar de olhos e pela força da mente
03/04/2007
Restaurantes escuros regidos por cegos vira moda
02/04/2007
Diretores escolhem vizinhos do Minhocão como tema de documentário
02/04/2007 Escolas próximas têm médias distantes
30/03/2007
Experiências que utilizam a educação por meio da comunicação
28/03/2007
Paulistanos criam Sindicato dos Cachorros
26/03/2007
Homenagem ao percussor do grafite
23/03/2007
Veja os seguintes assuntos relacionados com violência e educação
21/03/2007
Ensinando Direitos Humanitários nas escolas do Rio de Janeiro
Mais matérias