virada esportiva
09/09/2007

Esporte repete cultura e faz sua "Virada"

Evento, que acontecerá nos dias 22 e 23, terá esportes radicais e tradicionais, em 230 pontos da cidade, durante 24 horas

Práticas irão desde os radicais tirolesa e arborismo, passando por xadrez e chegando até os "boêmios" sinuca e dardo

 

Esportes radicais como tirolesa, arborismo e alpinismo dividirão espaço com jogos tradicionais como peteca e xadrez na Virada Esportiva, que acontecerá daqui a 12 dias em São Paulo. Serão 24 horas de atividades em cerca de 230 pontos da capital, das 14h do dia 22 de setembro às 14h do dia 23.

O evento é inspirado na Virada Cultural. Segundo o secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Walter Feldman, todos os equipamentos da prefeitura e de parceiros como Sesc e Senac serão usados. "Queremos a ocupação dos parques, ruas, avenidas e praças", disse.

De acordo com ele, o objetivo não é promover uma maratona de resistência. "Queremos que moradores e visitantes sejam estimulados a praticar pelo menos 30 minutos de atividades e entender a importância disso para o seu dia-a-dia", diz.
De acordo com a secretaria, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, participará do lançamento da virada.

Além de equipamentos públicos como quadras e ginásios, serão aproveitados também praças, parques, CEUs (Centros Educacionais Unificados), e até o inóspito Minhocão (elevado Costa e Silva).
Para atrair o maior número de pessoas possível, mesmo aquelas que não abrem mão da balada de sábado à noite, o evento terá espaço inclusive para esportes "boêmios".

Ocorrerá um desafio de sinuca na região de Pinheiros e Vila Madalena, por exemplo, e futebol de botão, dardo e truco serão jogados no beco do Batman, na rua Gonçalo Afonso.

Para os que curtem a noite, mas preferem aproveitá-la de maneira mais saudável, haverá um passeio ciclístico noturno, com 66 km de percurso. A saída e a chegada serão no parque das Bicicletas e o trajeto inclui o parque da Independência e a estação da Luz.

Os esportes radicais ocorrerão no Memorial da América Latina. Além dos mencionados, poderão ser praticados no local skate, patins e surfe mecânico. Já o parque Villa-Lobos será palco dos esportes praianos, como futvôlei e vôlei de praia.
Quem não gosta de se cansar fisicamente poderá acompanhar, na praça do Pôr-do-Sol, a declamação de um poema do artista uruguaio Carlos Paez Vilaró. Além disso, haverá ioga no local. Uma pesquisa Datafolha feita sob encomenda da Sociedade Brasileira de Cardiologia, publicada ontem pela Folha, aponta que metade dos brasileiros é sedentária.

O sedentarismo, associado à dieta inadequada, é o principal fator de risco para as
doenças cardiovasculares, que matam 300 mil por ano no país.

A ex-jogadora de basquete Maria Paula Gonçalves da Silva, a Magic Paula, comandará no Centro Olímpico do Ibirapuera uma peneira com 5.000 potenciais atletas, em 11 modalidades. Outra ex-jogadora, Ana Moser, do vôlei, ficará responsável por uma "caravana do esporte" que será realizada no vale do Anhangabaú.

No Ibirapuera, haverá ainda apresentação de basquete de rua da NBA e aulas de ginástica. E, no Pacaembu, um desafio aquático durará 24 horas.

Folha de S.Paulo.

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
06/09/2007 Periferia de São Paulo ganha cinema popular
06/09/2007 Africanos enfrentam dificuldades para estudar no Brasil
06/09/2007 Com novos bares e clubes, rua Augusta atrai grande diversidade de jovens
05/09/2007
Ainda em regulamentação, lei antipichação gera polêmica
04/09/2007 Pela internet, estudantes ganham embate contra banco inglês
03/09/2007
Lançamento da Virada Esportiva
03/09/2007
Rio Pinheiros terá obra de despoluição retomada
31/08/2007
Passado presente no samba
31/08/2007
Suposta obra para enchentes gera polêmica por impedir prática de skate
31/08/2007 Calçadas e fachadas da Teodoro Sampaio serão remodeladas
Mais matérias