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Premiação
10 /01/2007
Avaliação faz educação melhorar em Igrejinha

Erika Vieira

Há 82 Km de Porto Alegre (RS) fica o primeiro município brasileiro a implantar oficialmente a avaliação institucional nas escolas de ensino básico, estendendo a participação às pessoas da comunidade. A medida é recomendada pelo Plano Nacional de Educação, porém obrigatória apenas ao ensino superior. Ao colocar a avaliação como obrigatoriedade a todas unidades educacionais da rede pública, a cidade de Igrejinha ganhou o Prêmio Inovação em Gestão Educacional, concedido pelo MEC.

”Tenho dado um nome a esse prêmio: reconhecimento. Reconhecimento ao trabalho de um pequeno município”, fala a Secretária da Educação, Liége Lana Brusius. A cidade tem uma área é de 137 km², com cerca de 30 mil habitantes. A rede pública possui 13 escolas de ensino fundamental, 10 de ensino infantil, 8 unidades de turno inverso (instituições que oferecem atividades extra-classe) e 1 centro de técnica especializado (serviço de fonoaudiólogos, psicólogos, etc).

A simples implantação de questionários fez com que a infra-estrutura das escolas melhorasse. Como isso é possível? Com o envolvimento de todos e comprometimento com a educação. Pois, nesse método os professores, diretores, coordenadores pedagógicos, vigias, faxineiros, pais dos alunos, estudantes e demais integrantes que compõem a comunidade escolar, chegando até a Secretaria da Educação, avaliam e são avaliados.

Avaliar todos os envolvidos no processo educacional foi um desafio, declara a secretária. “Ás vezes as idéias que passam na sala da diretoria não é o que anseia a comunidade. Por isso, encontramos na avaliação educacional um canal para a comunidade se expressar”.

Cada instituição teve autonomia para adequar os questionários a sua realidade. Os resultados foram colocados em um software, desenvolvido especialmente para a esta tarefa, o qual aponta os pontos positivos e os a melhorar em cada instituição. Os problemas que pedem mudanças são resolvidos pela diretoria e acompanhados pela Secretaria até a execução final da resolução.

Laboratórios de informática, ampliação das salas de aula, área coberta, turno integral, melhoria na limpeza e cuidados com o banheiro são as conquistas alcançadas pelas escolas. Pois, foram aspectos apontados nos questionários como precisando de mudanças. Pequenas ações sem custo algum também geraram melhoria, como, por exemplo, afixar na porta das unidades de educação infantil o cardápio do dia, para que as mães não repitam a mesma comida em casa - proposta sugerida pelas mães. O ensino em geometria é outro tópico beneficiado, pois foi detectado que precisa ser ensinado com mais aprofundamento.

Tudo isso, fez com que os resultados atingidos pelos estudantes de Igrejinha no Prova Brasil ficassem acima da média estadual e nacional. ”Deus foi muito generoso comigo quando colocou o Plano Nacional de Educação na minha mão. Procurei implantar o que estava determinado e deu certo”, fala satisfeita a secretária ao explicar que quando saiu do seio da escola para integrar a Secretaria da Educação se sentiu perdida no primeiro momento. “A escola tem muitos papeis, mas não pode abrir mão de garantir que todo aluno tenha acesso a educação formal”, conclui ela.

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