transporte
11/07/2007

São Paulo sofre grande déficit de ciclovias

João Batista Jr.


Desde que a Prefeitura de São Paulo elevou a bicicleta à categoria de meio de transporte, muito se tem debatido a respeito das iniciativas que devem ser tomadas para incentivar o paulistano a adotá-la como meio de locomoção.

Com apenas 29 quilômetros de ciclovia (sendo que 19 deles estão dentro de parques), a capital paulista se vê desafiada a alcançar os resultados registrados por algumas metrópoles do primeiro mundo. Das capitais européias, Londres é a que mais vê aumentar o número de pessoas que faz da bicicleta sua forma de locomoção.

Segundo dados da TfL (Transport for London), desde 2000 aumentou em 50% na cidade o número de pessoas que se locomovem via bicicletas, em um total de 450 mil viagens diárias. A capital da Inglaterra conta com 10 mil milhas de ciclovias urbanas e rurais.

No Brasil, o Rio de Janeiro registra o maior número de vias exclusivas para bicicletas: 140 quilômetros.

São Paulo
“As secretarias da prefeitura estão tomando uma série de iniciativas para mudar a situação atual”, informa o secretário do Verde e Meio Ambiente Hélio Neves. Ao lado da CET, Companhia de Engenharia de Trágego, e da Secretaria Municipal dos Transportes, a pasta do Verde e Meio Ambiente participa das decisões relacionadas ao aumento de ciclovias na cidade.

“Por exemplo, a ciclovia que será construída na extensão do parque linear do Itaim Paulista poderia ser decidida só com a gente, mas quando o projeto envolve alterar uma via pública depende da CET também”. Com três quilômetros de extensão, a ciclovia citada por Neves terá acesso a um terminal de trem Itaim Paulista, que fica na linha F do sistema ferroviário da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Locais certos
A construção de ciclovias em áreas de cidade que não sejam de lazer, como parques, visa incentivar a população a usar a bicicleta como meio de transporte. Hoje apenas 10 quilômetros de ciclovia estão em vias expressas e ruas da cidade, como nas avenidas Sumaré e Faria Lima.

“Outra medida e incentivo é a implantação de bicicletários em estações de metrô e trem para que as pessoas tenham segurança em deixar seus equipamentos nos locais”, avisa Neves. Segundo o secretário, a prefeitura conta hoje com duas mil vagas em paraciclos (suporte em forma de U que permite que duas bicicletas sejam presas com cadeados ou correntes). “Caso uma escola ou subprefeitura tenha interesse, pode nos procurar para solicitar paraciclos”.

Em andamento
A Freguesia do Ó é bairro que ganhará seis quilômetros de ciclovia na Avenida Inajar de Souza até o final deste ano. “Outros cinco quilômetros estão em projeto de implantação em Parelheiros”, acrescenta Neves.

Segurança
A falta de vias especiais leva ciclistas a disputar espaço com carros nas avenidas e ruas da cidade. Segundo a CET, no ano passado 84 ciclistas morreram atropelados nas ruas de São Paulo, número menor do registrado em 2005: 93 vítimas.

Prefeitura de Paris aluga bicicletas para aliviar trânsito

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
10/07/2007
América Latina volta para o foco diplomático de Bush
06/07/2007
Museu conta a história da Revolução de 32
06/07/2007
Experiências que facilitam a vida do pedestre e o trânsito
05/07/2007
Medidas simples farão escolas passarem de três para dois turnos
04/07/2007 Especulação sobre fechamento de escola estadual mobiliza mães e alunos
03/07/2007
Lei que restringiria carros a estacionarem nas ruas será vetada
03/07/2007
SP terá cursos que atendem as necessidades do centro
03/07/2007
Pais dizem que alunos sofrem exclusão na escola nº 1 do Ideb
03/07/2007
Instituto Butantã inaugura maior laboratório de toxinas do país
03/07/2007
Presidente do Instituto Butantã aponta que alunos não são desafiados
Mais matérias