.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

fortaleza
12/04/2005
Projeto de lei garante passe-livre para alunos carentes

A audiência pública foi espaço também para a discussão de um novo processo de emissão do documento estudantil em 2006. Nesse contexto, o presidente da Comissão de Educação da Câmara, Guilherme Sampaio, destacou que se deve começar tratando as carteiras não como um problema de transporte, mas como uma questão educacional.

“A carteira se reduziu a um problema de transporte, mas não é só isso”, diz o vereador. Ele ponderou que a carteira é um instrumento para viabilizar o acesso dos estudantes à educação, mas muitos deles não têm condições financeiras para arcar com o transporte coletivo.

Pensando nisso, o vereador Salmito Filho propôs um projeto de lei que está em tramitação na Câmara garantindo o passe-livre para os estudantes que necessitarem.

O projeto de lei nº 0047/2005 assegura o transporte gratuito para estudantes da rede pública da Educação Infantil e do Ensino Fundamental que se enquadrarem nos critérios: problemas crônicos de saúde, menor faixa etária, menor renda familiar e maior distância entre a residência e a escola.

Esse transporte seria garantido pela Prefeitura através de ônibus da CTC ou fretados. Além do passe-livre, o cadastramento de identidades estudantis e as normas para emissão do documento em 2006.

Manifestação
Cento e cinqüenta estudantes estiveram em frente à sede da Prefeitura, ontem, numa manifestação pacífica. Na ocasião, foi realizada uma reunião entre uma comissão de sete estudantes e representantes da Prefeitura, onde foi novamente discutido o processo de emissão das carteiras estudantis.

As duas pautas de discussão, segundo o aluno do curso de História da Universidade Federal do Ceará (UFC) e ex-diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Alex Feitosa, foi a possibilidade de recadastramento das carteiras e de outras entidades estudantis de fazerem parte do processo de emissão. “Como o processo está adiantado os representantes da Prefeitura nos explicaram que é impossível reverter o que está errado. Mas nos acenaram com a possibilidade dessas mudanças acontecerem em 2006”, conta.

O assessor para Políticas Públicas de Juventude da Prefeitura, Afonso de Sousa, adiantou que, no próximo ano, os estudantes do ensino público Fundamental e Médio terão a carteira grátis. A idéia, de acordo com o assessor, é que os estudantes tenham apenas uma carteira enquanto estejam estudando, “como um CPF (Cadastro de Pessoa Física) que só é recadastrado a cada ano, assim diminuiríamos os gastos”.

As informações são do jornal Diário do Nordeste, de Fortaleza -CE.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
12/04/2005
Indígenas têm ensino de nível baixo, diz relator da ONU
12/04/2005
MEC terá banco de dados para consulta de empresas
11/04/2005
Mercado prevê inflação acima de 6% em 2005, mas juro estável em abril
11/04/2005
Depois da liberdade, a cidadania
11/04/2005
ONU vai estimular parcerias na cultura
11/04/2005
Enem começa a inscrever alunos do ensino médio
11/04/2005
Brasil tem quase 1 milhão de alunos em assentamentos, diz Inep
08/04/2005
Inflação acelera para 0,67% na primeira prévia de abril, diz FGV
08/04/2005
OMS lança campanha em defesa da saúde materno-infantil
08/04/2005
Acesso à escola cresce; qualidade diminui