HOME | COLUNAS | MAIS SÃO PAULO | RADAR| CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

radar da cidade
15/03/2007
Física mais próxima dos paulistanos ao entardecer

Erika Vieira


Na região da Paulista, coração de São Paulo, fica o Instituto de Física Teórica da UNESP (Universidade Estadual Paulista), classificado como um dos mais qualificados do mundo, com profissionais altamente gabaritados que se dedicam a aproximar a física da comunidade, abrindo as portas do local ao público leigo. “O Instituto é a única instituição brasileira que tem quase todos pesquisadores Nível 1 (alta classificação) do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)”, diz o diretor Gastão Inácio Krein.

Para mostrar à população que a física está presente em nosso dia-a-dia e fazer com se aproprie do espaço público de ensino, o Instituto criou o programa Física ao Entardecer. Tornando a tarde do paulistano mais educativa.

Na primeira sexta-feira de cada mês palestras gratuitas são oferecidas ao público leigo na área, abordando assuntos atuais voltados para física nuclear, início do universo, estrelas e partículas. “A maioria das pessoas que freqüentam são sem curso superior, por isso, usamos uma linguagem acessível a todos”, fala Krein.

Muitos professores de escolas públicas também participam dos cursos desenvolvidos pelo Instituto, a fim de conhecerem um jeito mais prático de levar o aprendizado da física para dentro da realidade cotidiana do aluno. Os alunos desses colégios e até donas de casa da região assistem as atividades.

O Instituto de Física Teórica existe há 56 anos, mas atualmente passa por um momento difícil, assim como quase todas as instituições públicas de ensino. “Há dez anos que não substituem os professores que se aposentam. Nosso instituto é um dos mais importantes do mundo, mas a universidade parece não estar interessada em manter um instituto desta natureza. O Brasil sucateia o que é educativo, deixa morrer”, declara o diretor.


Serviço:

Instituto de Física Teórica
Rua Pamplona, 145 – São Paulo
Próximo ao metrô Trianon/Masp
www.ift.unesp.br

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
13/03/2007
Jogos da Cidade
08/03/2007
SP tem primeira agência carbono zero da América Latina
07/03/2007
Dia da mulher mais saudável para a mãe paulistana
06/03/2007
Espaço Cultural CPTM terá exposição em homenagem à mulher
02/03/2007
Triunfo do Forró traz tradições nordestinas para o centro da cidade
01/03/2007
Companhia de energia aposta em jovens carentes
28/02/2007 Centro recebe Campeonato Panamericano de Damas
27/02/2007 A cidade que fica feliz quando não tem aula
26/02/2007 Exposição apresenta a história gastronômica de São Paulo
23/02/2007
Coral Paulistano e Orquestra Sinfônica apresentam-se no final de semana
Mais matérias