HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

infância
17/03/2004
Kit ajudará família brasileira educar seus filhos

Veridiana Novaes

A Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) vai lançar, no dia 19 de abril, o Kit Família Brasileira Fortalecida, no Ceará. O objetivo do material é fortalecer a competência da família na educação da criança e ajudar os pais a entenderem o processo de desenvolvimento de seus filhos. Dessa forma, as crianças terão os cuidados necessários para se tornarem adultos saudáveis.

Segundo o oficial de projetos da Unicef, Halim Antonio Girad ,a conseqüência da qualificação familiar será a diminuição da mortalidade materna e infantil, queda da evasão escolar, redução da repetência na escola e incentivo à higiene pessoal. Outro fator fundamental que será informado pelo kit é a importância do registro civil. Atualmente, 22% das crianças que nascem, por ano, no país, não são registradas.

O kit é composto por cincos álbuns ilustrados que abordam os direitos da criança em relação à saúde, educação, proteção e meio ambiente. O material será usado por educadores: grupo formado por agentes comunitários, líderes da pastoral da criança e professores de pré-escolas.”Queremos atingir diretamente a família, pois é ela a responsável pela criança”, explica o oficial.

O método foi desenvolvido e testado durante todo o ano de 2003. Quinze municípios foram submetidos ao teste, entre eles: Belém (PA), São Paulo (SP), Olinda (PE), Campo Grande (MS) e Poço Redondo (SE). Girad explica que a Unicef teve o cuidado de escolher municípios que representassem a diversidade brasileira. Portanto, fizeram parte do processo lugares da zona rural, zona urbana, quilombos e áreas indígenas. Durante a elaboração do kit, foram ouvidas sugestões da população. “Pode-se dizer que o kit é o espelho das necessidades da comunidade”, ressalta.

No encontro de abril, serão capacitados técnicos para todos os estados do Nordeste, Pará, Amazonas, Acre e Mato Grosso. Em maio, haverá um encontro em Goiânia, onde serão habilitados agentes para o Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo capital. Ainda nesse semestre, a Unicef pretende viabilizar o kit em outros Estados. A prioridade da entidade são os lugares onde a disparidade social é maior.

A grande preocupação dos criadores desse projeto é a prevenção das mazelas que atingem as crianças brasileiras. Países como a Inglaterra, Cuba e Canadá também se preocupam na educação das famílias para ajudar na formação da criança. Entretanto, a formação da família sobre enfoque de direitos é exclusividade do Brasil.

O projeto teve parceria com o governo federal e mais quarentas instituições preocupadas com desenvolvimento infantil como: Associação de Magistrados e Promotores, Sociedade Brasileira de Pediatria, Pastoral da Criança, Movimento dos Sem Terra, Fundação Orsa, entre outras.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
17/03/2004
FAT vai rever 16 programas para abrir empregos
17/03/2004
Estudo desfaz mito de que jovem é folgado
17/03/2004
Presidente da CNI acha que aumento de postos é ilusão
17/03/2004
Indústria de SP contrata 7,4 mil em fevereiro
17/03/2004
Secovi entra na campanha para reduzir consumo de água em condomínios
17/03/2004
Juro ao consumidor cai para menor patamar desde 95
17/03/2004
Em novembro, MEC vai avaliar alunos de 13 cursos no país
17/03/2004
Ministro pede vistoria em contratos do MEC
17/03/2004
Violência coloca São Paulo em 4º lugar no ranking nacional da Unesco
16/03/2004
Número de escolas privadas cresceu 135%; o de alunos só aumentou 15%