HOME | COLUNAS | MAIS SÃO PAULO | RADAR | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

Lazer

18/04/2007
Parque interligará São Mateus a Sapopemba

Erika Vieira

Surge o primeiro Parque Linear na cidade de São Paulo. Projetado para ir do bairro de São Mateus até Sapopemba (zona leste) o parque terá como elo de ligação uma ciclovia e pista de caminhada para pedestre.

Previsto para ser inaugurado em 2008, o local terá uma extensão de 7,5 km de área de lazer totalmente linear, ou seja, todo o trajeto do parque seguirá o percurso da avenida Sapopemba (início na altura da rua Juiz de Fora). Dessa forma, um bairro da cidade pode ser ligado a outro. Diferente do que acontece com outros tipos de parque que se restringem a uma área concêntrica (que não liga pontos) e cercada. O parque não será murado nem terá grades, mas a tranqüilidade será garantida através de segurança privada e de um convênio com a polícia militar que instalará quatro bases comunitárias.

Inicialmente o projeto ocupará terrenos baldios e a área da Sabesp, idealizadora da obra. Playground e espaço de diversão também serão construídos. Cerca de 4 mil mudas de árvores de pequeno e médio porte vão ser plantadas nas laterais, deixando o meio, correspondente a passagem da ciclovia, livre para receber sol. “Faz tempo que a comunidade pede uma área de lazer”, fala o coordenador do projeto José Guilherme Schutzer. Há intenção de englobar mais duas grandes zonas, a da Eletropaulo e da Petrobrás.

O desenvolvimento do Parque Linear Adutora do Rio Claro é da Sabesp em parceria com a população local, que auxiliará na administração. Segundo Schutzer, após a construção, a área será segmentada em zonas de responsabilidade para que cada associação de bairro e Ong cuide de uma parte determinada. “Dessa forma, vamos garantir o uso de todos e a apropriação da comunidade”, diz.

A Escola da Cidade foi responsável pela elaboração do projeto por ser referência em criação urbanística social, como é o caso da mini-vila olímpica, no Capão Redondo.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
17/04/2007
Parcerias viabilizam projeto que trabalha com educação
16/04/2007
Teatro traz comunidades carentes para a platéia
16/04/2007
DJ na academia: novo segmento para a profissão
13/04/2007
Fotografia auxilia a diminuir falta de professores na Índia
13/04/2007
Pedágio urbano entra em debate
11/04/2007 Virada Cultural 2007 vem cheia de atrações
10/04/2007
Robô-tartaruga promete auxiliar professores
09/04/2007
Subjetividades de São Paulo em debate
06/04/2007
Veja as empresas que aderem ao Selo Trânsito Seguro
05/04/2007
Cadeira anda com piscar de olhos e pela força da mente
Mais matérias