oportunidade
20/12/2007

Grife paulistana emprega costureiras rejeitadas pelo mercado de trabalho

João Batista Jr.


“O propósito não é apenas vender roupas.” A frase de Clarice Borian explica o fundamento da Brazoo, grife que fundou há 10 anos com o compromisso de trabalhar apenas com costureiras carentes.

Natural do Paraná, a hoje estilista interrompeu o curso de antropologia para dar início a empresa que emprega mulheres fora do mercado. As selecionadas passam por um processo de capacitação nos cinco ateliês da marca: crochê, tricô, pintura, bordado e retalhos. “Desde o primeiro dia de trabalho informamos que a intenção é emancipá-las, ou seja, fazer com que consigam disputar uma vaga com outras profissionais no mercado de trabalho”, informa.

Como a Brazoo tem o conceito de que cada peça deve ter uma história, as funcionárias não exercem apenas os ofícios de costureira. “Fazemos reuniões em que cada integrante da equipe conta aspectos de suas vidas”, revela. A idéia de Borian é garimpar relatos que sirvam de fonte de inspiração. O tema da coleção de inverno, por exemplo, foram aspectos da infância relacionada com animais. “Todas as peças foram desenvolvidas em cima da experiência de algumas funcionárias”, lembra.

Resultado
O sucesso da Brazoo é uma prova de que o respeito aos funcionários aliado à qualidade do produto faz a diferença. E gera divisa. A marca emprega direta e indiretamente mais de 50 pessoas, conta com loja própria no Shopping Frei Caneca e está presente em multimarcas de mais de 10 estados do Brasil.

As costureiras que têm filhos pequenos recebem máquina para trabalhar de casa e a sede da empresa fica próxima de uma estação de metrô para o acesso de funcionários ser fácil.

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
20/12/2007
Novas fachadas da Liberdade vão preservar memória dos moradores do bairro
19/12/2007
Curso ensina a cuidar de bois supervalorizados
18/12/2007
Postos de combustíveis precisam de profissionais mais qualificados
18/12/2007 Estudantes de Heliópolis tornam-se comunicadores populares
14/12/2007 Mercado do luxo em São Paulo
13/12/2007
Universitários e alunos da rede pública de SP interagem através do esporte
13/12/2007
Universidades e cursinhos da Liberdade criam conselho de segurança
11/12/2007
Ministério do Desenvolvimento discute criar secretaria para qualificação de trabalhadores
11/12/2007 Festival para jovens vai movimentar Parque da Juventude
11/12/2007
Para sindicato dos médicos faculdades praticam estelionato educacional
Mais matérias