HOME | COLUNAS | MAIS SÃO PAULO | RADAR | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

educação
21/03/2007
Ensinando Direitos Humanitários nas escolas do Rio de Janeiro

Erika Vieira


As escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro passaram a integrar conceitos de Direitos Humanitários na educação das crianças e adolescentes cariocas. O programa Exploremos o Direito Humanitário está sendo desenvolvido pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) em parceria com a Secretaria Estadual de Educação.

O CICV dissemina o programa em locais com conflito armado, por exemplo, Israel e Palestina, ou que vivam situações de violência urbana, como é o caso brasileiro.
Tolerância e respeito ao próximo são alguns dos valores trabalhados em sala de aula para estimular os jovens a serem mais solidários com o outro. Também são convidados a pensar na realidade em que vivem de uma maneira mais humanitária. “Esse tipo de discussão pode ajudar a conter a violência a médio e longo prazo”, fala Silvia Backes, coordenadora da CICV no Brasil.

Ainda em fase piloto, a iniciativa atende oito escolas públicas na região da Rocinha, Leblon, Realengo, Caju e centro. Professores de história, filosofia, geografia, português, entre outras, abordam as questões comunitárias dentro de cada conteúdo. Filmes e matérias de jornais são usados para ilustrar as aulas.

”Nas escolas é passada a noção do respeito à vida. O aluno recebe conceitos de que mesmo que brigue com o amigo, não pode matar ele”, diz João Paulo Charleaux da CICV de Brasília. Assim, os estudantes aprendem a compreender as situações vividas com uma perspectiva mais humanitária.

Desde o ano passado os educadores participam de oficinas oferecidas pelo CICV. No mês de junho se reunirão para compartilharem experiências e fazerem o balanço da iniciativa.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
15/03/2007
Física mais próxima dos paulistanos ao entardecer
13/03/2007
Jogos da Cidade
08/03/2007
SP tem primeira agência carbono zero da América Latina
07/03/2007
Dia da mulher mais saudável para a mãe paulistana
06/03/2007
Espaço Cultural CPTM terá exposição em homenagem à mulher
02/03/2007
Triunfo do Forró traz tradições nordestinas para o centro da cidade
01/03/2007
Companhia de energia aposta em jovens carentes
28/02/2007 Centro recebe Campeonato Panamericano de Damas
27/02/2007 A cidade que fica feliz quando não tem aula
26/02/2007 Exposição apresenta a história gastronômica de São Paulo
Mais matérias