Cidadania
25/06/2007

Projeto com motoboys ganha exposição no CCSP

João Batista Jr.



Interrompida depois de cinco dias de inaugurada devido à queda de um balão do teto do Centro Cultural São Paulo, a exposição canal*MOTOBOY volta a mostrar imagens capturadas por 12 motoboys que trabalham na Grande São Paulo.

O projeto tem como propósito humanizar uma classe muitas vezes marginalizada pela sociedade. “Estou na iniciativa faz dois anos, quando conheci Antoni Abad através de Regina Silveira, uma artista plástica que eu presto serviços”, conta Ronaldo Simão da Costa, 34 anos de idade, 12 em cima das motos e um e meio registrando seu dia a dia.

Antoni é um espanhol pioneiro na forma de retratar comunidades marginalizadas sob a ótica daqueles que nelas estão inseridos. “Ele deu celulares com câmeras para que a gente mostrasse no site o nosso trabalho: o que vemos nas ruas, o que vemos nas corridas, o que vemos na cidade”. O espanhol já trabalhou com deficientes físicos e prostitutas em sua terra natal.

Motoboy e salva-vidas
Ronaldo lembra do primeiro mês em que estava com o celular equipado em mãos. “Passava pela ponte da avenida Sumaré quando vi um homem prestes a se atirar”. “Parei minha moto para conversar com ele na esperança de que não pulasse, até que um bombeiro apareceu para agarrá-lo” relata Ronaldo. As imagens do fatídico dia estão no site http://www.zexe.net/SAOPAULO - onde é possível navegar por todas as imagens feitas pelos 12 integrantes do projeto.

“A gente se reúne aos sábados para discutir as fotos tiradas por cada um e entender o sentido delas”. Ronaldo acredita que, depois do projeto, a categoria passa para um estágio de menor marginalização. “Antes a gente só aparecia em jornal por causa de acidentes, agora jornalistas procuram para saber de uma exposição”. O motoboy diz já ter sofrido diversos acidentes: “já quebrei a clavícula uma vez, o que me afastou por seis meses da moto”.

“Muita gente pensa que a gente é robô, feito de ferro e que não tem família. Estou nesse trabalho do Antoni há quase dois anos. Agora, finalmente, conseguimos ganhar uma exposição no CCSP”.

Fotos iradas por Ronaldo:
Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3



Serviços:
canal*MOTOBOY
Quando: de terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, até 29 de julho
Onde: CCSP (r. Vergueiro, 1.000, Liberdade, tel: 3383-3402
Quanto: grátis

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
25/06/2007
SP ganhará praia e extensão escolar de esportes náuticos
25/06/2007 Veja as escolas que estão nos seis primeiros lugares na cidade de São Paulo

22/06/2007 Escolas paulistanas que se destacaram no Ideb
22/06/2007
Entrevista com a diretora da escola paulista mais bem avaliada pelo Ideb
21/06/2007
Melhor desempenho da capital paulista no Ideb
20/06/2007
Museu da Pessoa abre as portas para os paulistanos
20/06/2007
Estudantes terão aula em clubes náuticos
20/06/2007 Praça será museu de sustentabilidade
15/06/2007 Carlos Cortez, o psicólogo que virou cineasta
15/06/2007
Prevenção contra gravidez na adolescência
Mais matérias