HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

Parceria
25/08/2004
Unesco e Inep vão pesquisar educação infantil brasileira

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) pretende realizar uma pesquisa para levantar informações sobre as políticas e os serviços que deverão auxiliar na redefinição de estratégias para a educação infantil. No Brasil, o trabalho começa em setembro e será realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação.

"Devido aos recursos limitados, selecionamos alguns municípios que podem mostrar o quadro da realidade de cada região, onde podemos ver a diversidade dos serviços que são prestados à primeira infância", afirmou Moises Domingos, coordenador de Estatísticas Sociais do Inep. A pesquisa será realizada em dez municípios: Belém (PA), Benevides (PA), Blumenau (SC), Recife (PE), Sobral (CE), Rio de Janeiro (RJ), São Gonçalo (RJ), São Carlos (SP), Campos Belos (GO) e Valparaíso (GO).

Além do Brasil, outros três países vão passar pela mesma experiência: Cazaquistão, Indonésia e Quênia. Segundo Domingos, a intenção é fazer um levantamento das políticas e dos serviços prestados à educação nos países mais populosos que participam da Unesco. "Pretende-se fazer um estudo comparativo entre os países e disseminar esse resultado pelo mundo", explicou.

Os representantes da Unesco, do Inep e da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) se reuniram nesta terça-feira para discutir as estratégias para o trabalho de campo. No Brasil, a Unesco pretende ainda articular os partidos na discussão de uma política de Estado para a educação.


As informações são da Agência Estado.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
24/08/2004 Acordo antecipa bolsa para aluno de escola pública
24/08/2004 Presidente diz que prepara o país para resgatar dívida social acumulada
24/08/2004 Brasil é um dos piores países para abrir negócios
24/08/2004 Crédito Solidário tem mais de R$ 400 milhões para projetos de moradia
24/08/2004 Inativo retira 20% dos recursos da educação
23/08/2004 Projeto de computador popular inclui consórcio com mensalidade de R$ 20
23/08/2004 Governo vai financiar projetos de promoção e recuperação dos Direitos Difusos
23/08/2004 Entidades de Fortaleza cobram respeito às leis
20/08/2004
MEC quer restringir cursos de baixa qualidade
20/08/2004 Governo quer superar meta de geração de empregos