HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

reciclagem
27 /05/2004
Crianças transformam lixo em brinquedo

Crianças de cem escolas da rede pública do município de Aquiraíz, no Ceará, tiram do lixo material para fazer brinquedos. Elas descobriram que a reciclagem é uma brincadeira legal.

Não é hora do recreio. Trata-se de um teste de qualidade. A corda foi trançada por duas meninas e é feita com jornal velho. Mônica e Joélia mostraram como se faz. Primeiro elas enrolam as folhas e prendem as pontas com cola. Depois de secar, juntam os canudinhos até formar um maior, de uns quatro metros. É preciso fazer três desses para amarrar as pontas e trançar. A corda de papel fica resistente. É só um exemplo do que essas crianças sabem fazer.

Um aviãozinho feito de garrafa de refrigerante. As tampas coloridas formam os braços e as pernas de um palhaço. Até há pouco tempo, essas crianças não tinham muitos brinquedos. Faltava dinheiro para comprar. Até que elas aprenderam a fazer tudo isso com as próprias mãos e descobriram que reciclagem é uma brincadeira legal.

O projeto atende a cem crianças de escolas públicas. Quando não estão na aula,
elas aprendem que muita coisa que iria para o lixo pode ser valiosa.
"A gente deve pegar aquela coisa, juntar, fazer brinquedo em casa, mostrar a nossa obra de arte que a gente sabe fazer", disse a estudante Joélia Silva.

Até a bola de futebol é reciclada, feita com saquinhos de supermercado e papel. É só embolar tudo, colocar num plástico e cobrir com fita adesiva. O resto depende da habilidade de cada jogador.

Todo dia surge um brinquedo novo. Aos poucos, as crianças deixam de copiar e passam a criar, elas próprias, os novos projetos. E descobrem que construir um mundo mais limpo e mais divertido não depende apenas dos outros.

"A gente também pode fazer algumas coisas. Não é são só outras pessoas, como as fábricas. Nós também podemos fazer" – concluiu Laís Cavalcante.

O trabalho dessa garotada também ajuda no combate à dengue. É o que diz a Secretaria Municipal de Saúde do município. Todos os meses, os meninos e meninas desse projeto recolhem 200 quilos de papel e mil garrafas plásticas.




As informações são do site do SPTV, da Rede Globo.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
27/05/2004 Professores da rede pública querem filhos na particular
26/05/2004 Professores da rede pública querem filhos na particular
26/05/2004 Álcool sobe e puxa também preço da gasolina
26/05/2004
Brasil quer fornecer alimentos para a China em troca de investimentos
26/05/2004
Pesquisa: 59% dos consumidores do Rio compram de camelôs
26/05/2004
Desemprego terá queda no 2º semestre, diz Berzoini
26/05/2004 Esquerda do PT diz não votar mínimo de R$ 260
26/05/2004 Saúde mantém contrato suspeito
26/05/2004 Frio e vírus antecipam "doença de inverno"
26/05/2004 Professores da USP vão parar a partir de amanhã