.

              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

dna brasil
29/08/2005
Encontro reúne cidadãos para discutir país do futuro

Marina Rosenfeld
especial para o GD


Durante três dias, 50 cidadãos de todas as regiões do país ficaram reclusos num instituto, em São Paulo, para refletir sobre o Brasil do futuro. Homens e mulheres de todas as raças, níveis sociais, escolaridade, deficiências, religiões e faixas etárias discutiram temas como educação, ambiente, política, trabalho, exclusão social e religião.

O DNA Brasil Real teve a intenção de dar voz aos brasileiros "reais" que, geralmente, são pouco ouvidos pela sociedade, mas que traduzem a divisão regional e sócio-econômica do país. Cada um dos 50 cidadãos que participaram do evento tem envolvimento com trabalhos comunitários e o compromisso individual de ajudar a construir um país melhor.

O evento faz parte do "DNA Brasil - 50 brasileiros param para pensar a vocação do país" realizado pela primeira vez no ano passado. Na época, 50 personalidades se reuniram para pensar o país estrategicamente. Esse primeiro grupo era composto por intelectuais, artistas, cientistas, economistas, antropólogos, religiosos, psicanalistas, historiadores e médicos.

Com base no encontro realizado em 2004, o DNA Brasil Real tentou levantar índices de referência para um país melhor assim como foi feito com os intelectuais. "Neste encontro poderemos comparar o Brasil dos intelectuais, discutido no evento do ano passado, com o Brasil profundo, aquele vivenciado pela população. Certamente descobriremos óticas diferentes e teremos a oportunidade de estudar onde estas diferenças são mais gritantes", diz Caio Túlio Costa, diretor geral do evento.

A imersão do primeiro grupo, em 2004, apontou que o Brasil ainda não chegou nem na metade do caminho que se gostaria de estar em 25 anos. O índice levantado pelos intelectuais revelou que o país precisa melhorar 53,2% para chegar na situação atual de países como a Espanha, por exemplo.

"A diferença do Brasil para a Espanha é de 46,8%", disse Pedro Luiz Barros Silva, coordenador do Núcleo de Políticas Públicas da Unicamp (NEPP), responsável pelo desenvolvimento do Índice DNA Brasil. "Esse é o percentual que separa o Brasil que somos do Brasil que gostaríamos de ser em 25 anos, em termos econômicos, sociais, ambientais e políticos", explica Costa.

Em outubro desse ano, acontece novamente o DNA Brasil composto por intelectuais.


Veja o resultado do DNA Brasil:

Carta dos Brasileiros aos Brasileiros


Nós, cinqüenta brasileiros vindos das cinco regiões do país, proporcionalmente divididos, de acordo com o último Censo, queremos repartir com todos os brasileiros considerações e proposições - fruto de três dias de concentração, e de nossa experiência acumulada.

Considerações:
Achamos que o brasileiro é pouco conscientizado e não se mobiliza o suficiente, deixando que poucos tomem as rédeas do país. Recomendamos que os brasileiros se mobilizem em ONGs, associações, conselhos, entidades representativas e movimentos sociais.

A imprensa é concentrada em poucas mãos e com interesses da elite. Precisa haver desconcentração, democratização e pluralização da mídia. Isto pode levar ao resgate das culturas locais, legalização das rádios e TV's comunitárias, e mais tempo para programas educativos.

Consideramos a reforma agrária fundamental para o desenvolvimento do país.

Consideramos que os brasileiros usam pouco os instrumentos do Referendo e do Plebiscito.

Consideramos urgente uma reforma fiscal e financeira, reduzindo o lucro dos bancos e a renda concentrada.

Expressamos a nossa profunda indignação em relação ao descumprimento das leis do país.

Estamos indignados com a corrupção e os desmandos em relação à falta de fiscalização e impunidade.

Achamos que a dívida externa é injusta e exagerada e deve ser renegociada.

Não somos bem representados pelos políticos e exigimos uma reforma política.

Proposições:
1. Que os recursos da educação sejam dobrados a partir do redirecionamento de outras áreas do orçamento.

2. Que o voto seja facultativo.

3. Que os novos contratados para o funcionalismo público não tenham estabilidade por tempo de serviço.

4. Que seja reformulado o estatuto do servidor público incluindo punições mais rigorosas para os cargos eletivos.

5. Que sejam criadas limitações para a propriedade da terra e de riquezas individuais - por meio de aumentos substanciais no imposto de renda para quem tem mais.

* * *

Este documento foi aprovado na plenária do fórum DNA do Brasil Real promovido pelo Instituto DNA Brasil. Os cinqüenta brasileiros presentes:

Adenilson de Almeida Amaral, de Ribeirão do Largo-BA; Alberto Kioharu Nishida, de João Pessoa-PB; Aldenor Sobrinha Barbosa, de Novo Airão-AM; Angelina Maria Vieira de Souza, de São Paulo-SP; Antonio Luzia Dias, de São Paulo-SP; Carlos Alberto da Costa, de Florianópolis-SC; Claudiney de Souza Mendes, de Arcoverde-PE; David de Oliveira e Silva, de Rio de Janeiro-RJ; Diego Figueiredo Rojas, de São Paulo-SP; Djalma dos Santos, de Diadema-SP; Dlauzia dos Santos Gomes, de São Luís-MA; Edegold Schaffer, de Atalanta-SC; Eugênio Costa Mimoso, de Itaobim-MG; Fabiano Pinto Correa, de Belfort Roxo-RJ; Floripes Nunes do Nascimento, de São Luís-MA; Georgina Rosa de Almeida, de Alto Paraíso de Goiás-GO; Gildásio da Costa Paim, de Pinheiros-ES; Ian Lima de Jesus Zugno Aguzzoli, de Salvador-BA; Iraê Cardoso, de Maceió-AL; Izete Dilma de Souza, de Florianópolis-SC; Janaina Santos Oliveira, de Duque de Caxias-RJ; Joana D'arc da Silva Pereira, de Ribeirão das Neves-MG; José Antonio Ferreira, de Uberlândia-MG; Julia Rosa de Souza, de São José dos Pinhais-PR; Lucia Marina dos Santos, de Campos dos Goytacazes-RJ; Lucia Oliveira Martins Castencio, de Porto Alegre-RS; Luciana Domingues Bueno, de Vitória das Missões-RS; Luiz Carlos Pinheiro Junior, de Laranjeiras-SE; Marcelo Peres da Silva, de Alvorada-RS; Márcia Souza do Nascimento, de João Pessoa-PB; Maria Aparecida de Jesus Santos, de Santana de Parnaíba-SP; Maria das Graças Oliveira da Costa, de Recife-PE; Maria de Fátima Rodrigues, de São Paulo-SP; Maria Eliana Menezes, de Aruanã-GO; Maria Madalena Oliveira Firmo, de Valente-BA; Maria Miquelina Barreto Machado, de Manaus-AM; Marinalva Ferreira da Silva, de Natal-RN; Marizete Ribeiro Viana Teles, de Belo Horizonte-MG; Martinha Jorge Moreira Leocadio, de Governador Valadares-MG; Mauro Alves de Araújo, do Povoado de São Jorge-GO; Natanael Alves de Souza, de Santarém-PA; Nicolau Ranchuka, de Piraquara-PR; Noé Silvestre Carneiro, de Retirolândia-BA; Ricardson da Silva Dias, de João Pessoa-PB; Sergio Tadeu Eleutério do Nascimento, de São Paulo-SP; Talita Gonçalves Duarte, de Carapicuíba-SP; Tania Regina Martins Resende, de São Paulo-SP; Terezinha de Jesus Teixeira Feitosa, de São Paulo-SP; Thiago Vinicius de Paula da Silva, de São Paulo-SP; Zenira Ferreira da Silva, de Conceição da Coité-BA.


Leia também

   
 
 
 
NOTÍCIAS ANteriores
26/08/2005 Alunos das 1.400 escolas da rede municipal agitam o Sambódromo hoje
26/08/2005 Cidadãos comuns discutem o futuro do país no DNA Brasil
25/08/2005 Violência Institucional ainda é um dos fatores mais preocupantes contra adolescentes
25/08/2005 Violência entre jovens preocupa a comunidade
19/08/2005 USP oferece formação superior a indígenas
18/08/2005 Curso de Contadores de Histórias
17/08/2005 Cidade ganha aliado contra a violência sexual
16/08/2005 Brasileira representante das 8 Metas do Milênio chega ao país
16/08/2005 ONG estimula liderança Voluntária