qualificação
29/11/2007

Cursos para profissões com alta demanda no centro de São Paulo

Erika Vieira


Cursos profissionalizantes estão sendo oferecidos para atender a demanda de trabalho do centro da cidade de São Paulo. Especializações de manicure, pedicure, cabeleireiro, garçon, copeiro, barista, recepcionista, telemarketing e auxiliar técnico em espetáculo podem ser encontrados no mais novo Poupa Tempo Social, inaugurado ontem, na rua 13 de maio, região da Bela Vista.

”Há uma demanda crescente de procura por esses serviços no centro”, diz Floriano Pesaro, secretário de municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Por isso, criaram cursos rápidos para que os jovens da comunidade local preencham essas vagas. Os interessados devem estar cursando o ensino médio.

Parcerias com profissionais renomados estão sendo feitas. A área de estética, por exemplo, ficará sob a responsabilidade da rede de cabeleireiros Jacques Janine. Já a técnicas de espetáculo será supervisionada pelo Núcleo de Formação Técnica – organizador de teatros na Praça Roosevelt - , neste curso os participantes também serão capacitados em montagem de exposições. “São Paulo é um pólo cultural e de eventos, por isso estamos fazendo parcerias para que os jovens atuem nessas áreas”, explica Antônio Augusto Telles Machado, diretor nacional do Projeto Nós do Centro.

Outra demanda de emprego na região central é a de zeladores urbanos, que também está sendo contemplada pelo projeto. “É uma profissão nova que surgiu com a demanda da revitalização dos espaços públicos de São Paulo”, fala Machado. No total a estimativa é que cinco mil jovens sejam atendidos.

As especializações fazem parte do Projeto Nós do Centro, uma cooperação entre a prefeitura e a União Européia, que atende a população com serviços sociais, de geração de renda e de qualificação profissional.

Para 2008 a proposta é lanças novos cursos vinculados com a Lei do Aprendiz. E mais sete Poupa Tempo Social também serão abertos na Luz, Sé, Mooca e no Pari.

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
29/11/2007 São Paulo está 19 posições à frente do Brasil no ranking do IDH
27/11/2007
Projeto lança livro de escritores independentes
26/11/2007
Surge novo conceito de feira-livre na cidade de São Paulo
26/11/2007
Máquina de camisinha será colocada em bar
26/11/2007 Cem rosas no Copan para homenagear Niemeyer. Paulistanos ganham tour por obras do arquiteto
23/11/2007 Quais engenheiros?
23/11/2007
Encontro vai discutir alternativas para a educação em São Paulo
23/11/2007
Muro das Lamentações será instalado em SP
Mais matérias