Oficina
30/05/2008

Jovens podem gravar música e vídeo de graça

Laboratório equipado com ilhas de áudio e vídeo é disponibilizado para uso da população

Fernanda Perez

O CCJ (Centro Cultural da Juventude) oferece várias atividades, entre as quais um serviço para jovens artistas que poucos conhecem. Trata-se do primeiro laboratório multimeios de cunho público mantido pela Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo. Estão à disposição ilhas de edição de vídeo e tratamento de imagem e um estúdio para gravação musical e produção de animação 3D. Também são oferecidas oficinas para aqueles que têm interesse em aprender a utilizar esses recursos.

O que diferencia as atividades do laboratório dos demais equipamentos culturais da cidade é a possibilidade de o jovem receber, de forma gratuita, infra-estrutura e suporte técnico para a realização de suas produções. O serviço mais procurado é o de gravação e produção musical, que leva o nome de Projeto Escuta.


Como funciona

Para utilizar o estúdio, o músico ou grupo precisa preencher uma ficha de inscrição e ser preferencialmente morador da zona norte. Cada grupo tem direito a cinco horas de gravação para o primeiro trabalho e, em seguida, novas sessões podem ser marcadas.

Além de integrarem um CD, as músicas passam a fazer parte de um acervo de domínio público, ainda em construção. Algumas faixas gravadas podem ser ouvidas no blog do CCJ, ou seja, além de realizar toda a cadeia de gravação, o estúdio oferece um meio de divulgação do trabalho de cada jovem músico.

Um dos desdobramentos do Projeto Escuta é a possibilidade de os grupos tocarem no palco do CCJ no projeto Sexta Sonora. Shows mensais são realizados com grupos que passaram pelo estúdio. Outra iniciativa, o Interfluxo levou três grupos de rap da Vila Nova Cachoeirinha para apresentarem shows no Centro Cultural São Paulo, criando, assim, uma programação conjunta entre a região central e a periferia da capital paulista.

O CCJ
Localizado na Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte da cidade, o Centro Cultural da Juventude deu vida a uma antiga estrutura projetada para ser um mercado municipal que, devido a seu abandono, ficou conhecida como “O Esqueleto do Jânio”.


Para escutar a produção musical e conhecer outras atividades do CCJ, acesse o seguinte endereço: http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br


Serviço:

Av.Deputado Emílio Carlos, 3.641 (ao lado do terminal Cachoeirinha)
Vila Nova Cachoeirinha - São Paulo - SP
CEP: 02720-200
Tel: (11) 3984-2466
E-mail: ccjredessociais@prefeitura.sp.gov.br

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
29/05/2008
Ipiranga ganha biblioteca especializada em cinema
29/05/2008
Soninha se compromete a não deixar a Prefeitura de São Paulo
28/05/2008
Universitários do Rio apostam no sucesso da indústria criativa
28/05/2008
Grupos culturais ocupam escola vazia na Praça Roosevelt
28/05/2008 Rua Augusta inspira filme
28/05/2008
Rua Augusta é meu antídoto contra a monotonia, por Ricardo Oliveros
27/05/2008
Hotel Emiliano vai bancar 90% da 2ª etapa de obras na Oscar Freire; início é em junho
26/05/2008
Empresas têm mais dificuldade para alugar escritórios
23/05/2008 Indústria Criativa
23/05/2008
Feiras já movimentam R$ 3,4 bi
Mais matérias