arte
30/12/08

Kassab manda o Masp devolver a galeria Prestes Maia

Prefeito revogou decreto que autorizava o museu a utilizar, desde 1996, espaço de 6.000 metros quadrados no centro de SP

Secretaria de Cultura alegou que acordo para ocupação da galeria não foi cumprido; Masp reclama e diz que decisão foi unilateral

Uma disputa que se arrastava havia três anos chegou ao fim: o prefeito paulistano, Gilberto Kassab (DEM), a pedido da Secretaria da Cultura, determinou que o Masp desocupe a galeria Prestes Maia, na praça do Patriarca, centro de São Paulo.
O museu recebeu autorização para utilizar os 6.000 m2 da Prestes Maia por meio de um decreto de 1996 de Paulo Maluf, mas a transferência só se consumou de fato na gestão do ex-prefeito Celso Pitta, há oito anos. Uma mostra em homenagem à cidade - "São Paulo -De Vila a Metrópole"-marcou a abertura da galeria.

No dia do Natal, Kassab revogou o decreto, o que pegou de surpresa a direção do Masp.

O plano do museu era transformar a galeria em definitivo no Masp-Centro, que receberia parte da reserva técnica. Chegou a investir cerca de R$ 3 milhões em reformas, mas o museu entrou em crise financeira e o projeto foi adiado.
Hoje, o espaço está desocupado porque, segundo a direção do Masp, infiltrações que surgiram impedem qualquer atividade na Prestes Maia.

Na visão do secretário da Cultura, Carlos Augusto Calil, o Masp jamais cumpriu projetos previstos quando da autorização, como realizar uma reforma geral e depois manter um espaço permanente de exposições de arte.

Em 2005, Calil pediu o espaço de volta, mas o então presidente do Masp, Julio Neves, conseguiu apoios do primeiro escalão do governo do então prefeito, José Serra (PSDB), e evitou a perda do espaço.

Coleção de arte
Ontem, a assessoria de Calil, que está afastado do cargo em férias, divulgou que será transferida para a Prestes Maia a Coleção de Arte da Cidade.

Hoje, essas peças estão depositadas no Centro Cultural São Paulo e são exibidas somente em exposições esporádicas organizadas no próprio local.

"Ao assumirmos de volta o espaço, uma vistoria será feita a fim de avaliar as intervenções físicas que deverão ser realizadas para adaptá-los às novas funções", diz a secretaria, que não estimou prazo para a transferência do acervo.

O diretor do Masp-Centro, Celso Vieira, que diz ter ficado sabendo do despejo pela Folha, reagiu com surpresa: "Foi no dia 25 [data da publicação do decreto de Kassab]? Ninguém nos avisou. É o nosso presente de Natal", ironizou Vieira.

Segundo o coordenador de comunicação do Masp, Paulo Alves, a diretoria do museu vai se reunir na primeira quinzena de janeiro para avaliar a decisão de Kassab.
"Ninguém da direção estava sabendo, foi algo unilateral, não negociado com o Masp", afirmou.

O Masp planejava, de acordo com Alves, adaptar a galeria para exposições de arte contemporânea e de grandes peças, que não cabem no prédio-sede, na avenida Paulista.

"De cada três consultas de exposições que recebemos, duas são recusadas por falta de condições apropriadas", diz.


José Ernesto Credencio
Folha de S.Paulo

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
24/12/2008
Vídeo e fotos dentro do Max
05/12/2008
Três pesquisas sobre o desenvolvimento infantil
03/12/2008
12 projetos disputam prêmio do Urban Age
28/11/2008
Veja exemplos de constantes aprendizados
14/11/2008
Práticas que estimulam o interesse pela educação
07/11/2008
São Paulo vai ter biblioteca de ciências
01/11/2008
Experiências educacionais que envolvem universitários e comunidade
24/10/2008 Veja as fotos do cemitério
23/10/2008 São Paulo ganha mais bibliotecas móveis
23/10/2008
Jovens de bicicleta contam a dificuldade de pedalar em São Paulo
Mais matérias