Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
 


 Dia 10.09.02

     

 

Leia repercussão da coluna: Quem tem de repetir é a escola

Sr. Gilberto Dimenstein

Saiba o Sr. que, a progressão continuada e a aprovação por ciclos é apenas um desestímulo para aqueles que leva o ensino a sério. Ressalto também que tanto a progressão continuada quanto a aprovação por ciclo só funcionam bem no papel porque, na prática, a política do atual governo de São Paulo, é realmente empurrar para as ruas um contigente enorme de pessoas despreparadas para a vida, cometendo uma enorme violência com esses cidadãos.

Enfatizo ainda que essa política do "já passou" só interessa à aqueles alunos que devido a esta política freqüentam a escola apenas para no fim do ensino médio ter direito ao certificado de conclusão. E digo mais: a referida política interessa também ao um órgão internacional bem conhecido dos brasileiros, o FMI. Um governo paralelo da República Federativa do Brasil, que impede que investimentos sejam feitos na educação - assim sobra mais dinheiro para o governo pagar os juros da divida externa.

Gostaria que o Sr. ministrasse aulas por apenas 1 ano em qualquer escola estadual do Estado de São Paulo, em salas de aula com mais de 45 alunos, só assim verificaria que tanto a progressão continuada, quanto a aprovação por ciclo só funcionam no papel, e que a repetência seria um limite para alguns alunos. Afinal, mostrar aos educandos que tudo na vida têm um limite, é também educar os cidadãos para a cidadania.

Paulo Pereira Reis

<< - >>

 

 
                                                Subir    
 
   ANTERIORES                           - Índice
  Brasil de Deus
  Para Maluf, a culpa é da vítima
  O marketing dos burros
  Maluf prega tolerância zero para adolescentes
  Política de segurança é ineficaz para a inserção social de presidiários
  Ciro se enrola no teste de inteligência emocional
  Ciro Gomes e os "babacas"
  O melhor pilar de Ciro
  O rabino e as prostitutas judias