Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
 


 Dia 11.06.03

     

 

Leia repercussão da coluna: Estão cometendo um crime intelectual

Oi,

Meu nome e Fabiola e eu tenho mestrado e sou hoje estudande de doutorado (um ano do meu doutorado estou fazendo aqui no Canada). Tenho 26 anos e ainda sou estudante. Como vc mesmo disse em sua coluna, eu sou um
daqueles "cérebros treinados por longo tempo com dinheiro público".

Eu sou formada em farmácia. Sá eu da minha turma me decidi por mestrado e doutorado. Eu não sei se você sabe quanto é uma bolsa de doutorado, mas eu vou te dizer: são 1100 por mês. Se eu for comparar com qualquer um dos meus
colegas, certamente sou eu a que ganho pior. Isso sem contar que trabalho a noite lendo papers e também aos fins de semana tenho que ir ao laboratório pra fazer experimentos. Minhas células não esperam! Sem contar os seminários que tenho que apresentar.

Se um dia eu conseguir passar em concurso público para dar aula em uma Universidade Federal no Brasil (provavelmente após uns 3 ou 4 anos de pos-doutorado fora...), adivinha quanto vou ganhar? Uns mil e poucos reais (além da pesquisa). Mas isso se o governo abrir concurso pra professor em Universidade, o que hoje é muito raro!

Aí eu te pergunto, como você publica uma materia dizendo que um professor que estudou quase 10 anos a mais do que alguém que tem curso superior esta cometendo um "crime intelectual" ao buscar a aposendadoria? Porque você nao
discutiu o porquê disso? Como você nem discute nessa matéria a miséria que é paga pra esses professores, que passsaram boa parte de suas vidas se dedicando arduamente a atividade de pesquisar e ensinar (o que na sua materia você chama de gasto de dinheiro publico por longo tempo)?

Vc acha que eles estão se aposentando cedo? Ou talvez estao trabalhando pouco? Talvez vc pense que eles comecam a trabalhar depois que comecam a dar aulas... o que significa que eu estou aqui... brincando de doutorado!

E você compara com jogador de futebol? Vamos então comparar a dedicação que teve um professor doutor de uma Universidade qualquer e a de um jogador de futebol! Ou melhor, vamos comparar seus salários!

Eu te digo uma coisa: a única coisa que salva o Brasil ou qualquer país é a educacao do seu povo. Só que pesquisar hoje no Brasil não é mais coisa pra doutores, e coisa pra sonhadores... Sonhadores estúpidos como eu!

Pra terminar, concordo com você sua frase: "Estivéssemos numa nação rica e desenvolvida, tal assunto seria encarado como um escândalo, capaz de afetar do prefeito, passando pelo governador, até o presidente."

Só que o assunto que interssa, não é o fato de os professores estarem buscando aposentadoria, mas o PORQUE disso!

Obrigado,
Fabiola

 

 
 
<< - >>
 
   ANTERIORES                           - Índice
  Universidade gratuita é privilégio
  Os campeões brasileiros da incompetência
  Jovens mandam dizer que o medo venceu a esperança
  É melhor Lula inteligente ou coerente?
  A menina que dá aula para o Brasil
  O ministro da Educação passa no vestibular?
  O ministro da Educação passa no vestibular?
  Jornalismo chapa-preta do PT
  O médico-jardineiro anônimo
  Bolsa-tráfico, ótima idéia do governo Lula
  A cadela Michelle, a modelo Gisele e a prefeita Marta
  Guerra contra o aeroporto
  Estudantes nordestinos receberão ajuda para cursar faculdade
  Cidadãos provisórios e impostos definitivos
  Os animais do futebol estão soltos
  Se ACM fosse mulher
  Graziano e os novíssimos baianos