Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
 


 Dia 13.02.03

     

 

Leia a repercussão da coluna: Aulas de marketing de Kelly Key e da cadelinha Perepepê

Prezado Dimenstein,

Talvez o maior problema relacionado à palavra "Marketing" seja o fato de que, mesmo sendo largamente utilizada, são poucos os que se arriscaram a ir a um dicionário ou, melhor ainda, a um compêndio de marketing, saber o que a mesma significa.

Como fica muito claro no seu artigo "Aulas de Marketing de Kelly Ley...", você não tem a menor idéia do que é Marketing. Respeito-o como colunista, mas acho que um pouco de humildade, assim como canja de galinha, não faz mal a ninguém. Marketing é o estudo das relações de troca. Propaganda e promoções são apenas a ponta do iceberg.

Propaganda está para o marketing assim como pneus estão para um carro - e não se pode dizer que um pneu seja um carro, apesar de ser uma parte importante para que um carro cumpra com sua finalidade de meio de transporte.

Aliás, é crença unânime nos meios mercadológicos e mesmo publicitários (sim, são meios diferentes, pois a propaganda é apenas uma ferramenta de Marketing, portanto publicitários são do meio, mas o meio comporta muito mais gente que apenas os publicitários) que uma boa propaganda não sustenta um mau produto (lembra do Collor?).

Marketing bem feito é aquele que leva o produto/serviço certo ao consumidor que o deseja, no local em que ele é procurado, pelo preço que o consumidor acha justo, gerando, dessa forma, satisfação e recompensa a todos os envolvidos (produtores, revendedores, distribuidores e consumidores finais). Marketing não é, portanto, nem deveria ser usado como, um termo pejorativo, que serve para designar ações desprovidas de consistência e conteúdo (como você insinua quando cita que "As cotas universitárias para pobres e negros são bem-intencionadas, mas beiram o marketing".

É por essas e por outras que eu não gosto de jornalistas: escrevem sobre tudo mas não sabem de nada. Escrevem sobre todos mas não são ninguém.

A ignorância é uma lástima... E é ainda pior quando vem revestida da arrogância de quem fala a multidões como se realmente tivesse substrato.

Vá pensar na vida e deixe quem trabalha (sim, mercadologia é trabalho sério e respeitável) em paz. Enganação não é o que a Vera Loyola faz, pois nem ela se leva a sério. Enganação é estar desinformado e posar de sabichão.

Alberto Adler

 

 
 
<< - >>
 
   ANTERIORES                           - Índice
  O paradoxo de Lula
  Lula, vá a Davos
  O diploma de Lula serve?
  A verdadeira Fome Zero
  Brasil do Dr. Lula
  Rico também passa muita fome
  Decifra-me ou te mato
  Fome de marketing
  A fome de Lula
  Fernando Henrique será reconhecido pela história
  Aprendiz de urbanista
  FHC já ganhou
  Ninguém vai poder reclamar de que não sabia
  Salvos pela mágica
  O problema de Serra se chama Serra
  Quando crescer, vou ser desempregado
  Lula e Serra vão dar um show?
  Os professores Fernando e Fernandinho