Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
 


 Dia 20.05.03

     

 

Leia repercussão da coluna: Jovens mandam dizer que o medo venceu a esperança

Prezado Sr.

Fiquei sensibilizada com o artigo, especialmente como o sr. finalizou o texto: com a questão da leitura. Como tenho as mesmas preocupações (para não dizer angústia) com o futuro de nossos jovens, levanto uma contradição que me intriga há algum tempo, relacionada à leitura.

Existem inúmeras ações de incentivo à leitura no Brasil. São projetos na esfera do governo federal, como Proler (http://www.cultura.gov.br/progs/proler/proler.htm), Biblioteca na Escola (http://www.mec.gov.br/sef/fundamental/pnbetitu.shtm), etc.,mais projetos estaduais (como Pró-Leitura, Cantinhos de Leitura, para mencionar apenas os de Minas Gerais). Isso sem falar no PNLD (http://www.fnde.gov.br/programas/pnld/) que financia uma prática pedagógica recomendada atualmente com restrições: o uso do livro didático.

A esse esforço governamental soma-se o esforço acadêmico: existem hoje no Brasil pelo menos cinco grupos de pesquisa em leitura (CEALE/UFMG, IEL/Unicamp, UnB, PUC-SP e USP) que desenvolvem estudos avançados sobre o assunto. Ao mesmo tempo, desenvolve-se no país uma indústria editorial punjante (ver notícias da XI Bienal do Livro (http://www.bienaldolivro.com.br/).

Percebe-se por este pequeno resumo que a questão da leitura preocupa muita gente. Entretanto, a questão básica, primária, não é resolvida. Estou falando sobre o acesso ao livro, que deveria ser feito no ambiente escolar. Isso não acontece por que as bibliotecas das escolas de ensino básico estão na sua maioria fechadas.

E, ironicamente, não por falta de livros, mas de pessoas que façam funcionar esse espaço, que é único em fornecer a variedade de livros necessária para desenvolver na base o gosto pela leitura.

Estamos morrendo na praia. Algo precisa ser feito com urgência para aproximar as crianças dos livros e a biblioteca escolar pode ser uma boa opção.

Cordialmente,
Bernadete Campello

 
 
<< - >>
 
   ANTERIORES                           - Índice
  É melhor Lula inteligente ou coerente?
  A menina que dá aula para o Brasil
  O ministro da Educação passa no vestibular?
  O ministro da Educação passa no vestibular?
  Jornalismo chapa-preta do PT
  O médico-jardineiro anônimo
  Bolsa-tráfico, ótima idéia do governo Lula
  A cadela Michelle, a modelo Gisele e a prefeita Marta
  Guerra contra o aeroporto
  Estudantes nordestinos receberão ajuda para cursar faculdade
  Cidadãos provisórios e impostos definitivos
  Os animais do futebol estão soltos
  Se ACM fosse mulher
  Graziano e os novíssimos baianos
  Nordestinos são vítimas de preconceitos