Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
 


 Dia 26.11.02

     

 

Leia repercussão da coluna: Brasil do Dr. Lula

Caro Gilberto Dimenstein:

É bastante positivo, sem sombra de dúvida, que a procura por uma melhor educação seja hoje uma tendência forte em nossa população. E é também muito bom que esta tendência não se limite aos mais jovens, porém atinja também aos adultos e, até mesmo, aos idosos. Mas, sinceramente, sou da opinião de que a melhora do nível educacional de nossa população, ao menos neste momento, é menos importante para o país do que a retomada do desenvolvimento econômico.

Isto, é claro, não quer dizer que eu considere ambos os fatores mutuamente excludentes, longe disto; porém creio sim que apenas o incremento de nossos patamares educacionais não surtirá efeitos grandemente benéficos se não for acompanhada de reais mudanças na super-estrutura econômica e social brasileira.

O saudoso professor Milton Santos, nosso grande geógrafo, já alertava para isto em seus anos finais de vida: de pouco adiantará as pessoas em nosso país passarem mais anos na escola e se tornarem mais instruídas caso não volte a se instalar um círculo virtuoso de crescimento do PIB e, principalmente, de redistribuição de rendas e riquezas dentre nós. Se é verdade que existem países que possuem na elevada qualificação de sua população seu principal ativo, sua principal vantagem competitiva - Japão ou Israel, por exemplo -, existem outros que, por terem feito escolhas econômicas e políticas erradas nas últimas décadas, estão mergulhados na pobreza, mesmo tendo populações extremamente cultas e sofisticadas.

Veja o exemplo de nossos bem-instruídos porém falidos vizinhos, os argentinos.

Pensemos sobre isto.

Um abraço,

Alex Ricciardi.

 
 
<< - >>
 
   ANTERIORES                           - Índice
  Rico também passa muita fome
  Decifra-me ou te mato
  Fome de marketing
  A fome de Lula
  Fernando Henrique será reconhecido pela história
  Aprendiz de urbanista
  FHC já ganhou
  Ninguém vai poder reclamar de que não sabia
  Salvos pela mágica
  O problema de Serra se chama Serra
  Quando crescer, vou ser desempregado
  Lula e Serra vão dar um show?
  Os professores Fernando e Fernandinho
  Quem tem de repetir é a escola
  Brasil de Deus
  Para Maluf, a culpa é da vítima
  O marketing dos burros