Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
 


 Dia 27.03.03

     

 

Leia repercussão da coluna: A cadela Michelle, a modelo Gisele e a prefeita Marta

Caro Gilberto:

Acredito que a cada vez maior atenção dedicada à maneira como o governo usa o dinheiro arrecadado via impostos deve-se, em grande medida, ao contínuo aumento da carga tributária sobre os ombros do cidadão de nosso país. Afinal de contas, aonde no mundo são mais rigorosos os controles sobre os gastos do governo?

De forma geral, nas social-democracias escandinavas, que é justamente aonde são mais altos os impostos cobrados pelo governo. Ou seja, os cidadãos destas nações do norte da europa entendem que é aceitável que a carga de impostos seja alta, desde que: a) O dinheiro destes impostos seja adequadamente revertido em sistemas de amparo social e infra-estruturas que beneficiem o conjunto dos habitantes do país e; b) Este mesmo dinheiro não seja desperdiçado nem tampouco desapareça via corrupção.

Isto me parece o estado de coisas mais adequado. Como já lhe disse antes, não acho válidas as reclamações de parte de nossa classe média contra os supostamente altos impostos cobrados no Brasil. Penso que, se exigimos que o Estado invista mais e mais em educação, em saúde, em saneamento básico, em infra-estrutura e mais uma miríade de necessidades, então temos de aceitar que este mesmo Estado cobre impostos altos para que possa fazê-lo.

Uma coisa puxa a outra. Agora, é claro que não se pode tolerar que nossos impostos sejam desperdiçados em bobagens, ou em áreas não prioritárias ou ainda não condizentes com as ações próprias do poder público.

Um abraço,
Alex Ricciardi.
alexricciardi@hotmail.com

 
 
<< - >>
 
   ANTERIORES                           - Índice
  Guerra contra o aeroporto
  Estudantes nordestinos receberão ajuda para cursar faculdade
  Cidadãos provisórios e impostos definitivos
  Os animais do futebol estão soltos
  Se ACM fosse mulher
  Graziano e os novíssimos baianos
  Nordestinos são vítimas de preconceitos
  Aulas de marketing de Kelly Key e da cadelinha Perepepê
  O paradoxo de Lula
  Lula, vá a Davos
  O diploma de Lula serve?
  A verdadeira Fome Zero
  Brasil do Dr. Lula
  Rico também passa muita fome
  Decifra-me ou te mato
  Fome de marketing
  A fome de Lula