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 Dia 29.04.03

     

 

Leia repercussão da coluna: A menina que dá aula para o Brasil

Gilberto Dimenstein

Ao ler seu artigo lembrei de um fato que nunca foi noticiado pela imprensa. Um professor de Processamento de Dados quando lecionava numa escola particular de Osasco na Vila dos Remédios fez em 1988 uma doação para a referida escola de 8 micros TK's (algo em torno de US$ 900,00 + / -).

Em 1990 a escola se propôs a ativar o laborátorio com os referidos micros (sob alguns aspectos já poderiam ser ultrapassados os referidos micros, mas quando não há recursos procura-se o menor custo com o maior benefício). Esse professor só tinha 2 aulas semanais, de 90 minutos, com os alunos do 3º. ano do Curso Técnico de Contabilidade.

Simplesmente adotou a estratégia de dar os conceitos básicos aos seus 32 alunos no primeiro mês de aula. Após os conceitos básicos e com o manual de instrução programada que acompanhava o referido micro, dividia a turma em dois grupos ou seja: enquanto um grupo de 16 alunos ficavam no laboratório (2 alunos por micro) os outros ficavam na sala de aula absorvendo a teoria que era a base de sua
formação, pois como dizia Kurt Lewin : "Não há nada melhor do que uma boa teoria".

E assim foi o primeiro semestre.

No retorno as aulas no segundo semestre o professor teve uma agradável surpresa, 8 de seus alunos, alguns em parceria, tinham adquirido micros Apples de segunda mão e traziam para a sala de aula programas em linguagem Basic que lhes era ministrada por esse mestre, para que fizesse algumas correções e ajustes nos seus programas.

O mestre ficou sabendo que nos finais de semana eles se reuniam em grupos para se aperfeiçoar totalizando nada mais nada menos do que 14 alunos. Uns dos pontos mais importantes, Dimenstein, é que foi desenvolvido o conceito de que todos são capazes basta apenas ler e entender e quando não entendem que perguntem para poder aprender.

Realizações como essas talvez existam aos montes pelo país, mas muitas Vezes não são noticiadas.

Este é um exemplo de atitude simplista e com foco altamente profissional. Há! o nosso atraso como país é nosso (veja a data acima 1988). É pura incompetência e generalizada.

Você já desenvolveu algo novo e tentou implementar neste país? Tente e verifique o descrédito que dão à você. Oportunidade : não conhecem essa palavra. Aliás como ou onde estão os livros de instrução programada no país? Existem? São usados na escola pública/privada em sua plenitude ou ainda se dita a matéria para os alunos copiarem?

Nosso problema está na FORMAÇÃO HUMANA do país pois o resto é conseqüência. Não os que não tem oportunidades mas, principalmente, daqueles que deveriam gerar essas oportunidades. No campo econômico cito o Atlas Geográfico Mundial editado pela Folha de S. Paulo,em 1993 se não me falha a memória, no qual está claro que o nosso sistema econômico é excludente.

Cordiais saudações, parabéns pelo artigo e sucesso.

Afonso Mota
Professor

P.S.:
1- Para comprovar o conteúdo acima basta contatar o Colégio Nossa Senhora dos Remedios em Osasco. O coordenador do curso à época Sr. Orlandini é atualmente diretor na escola - deve se lembrar dos fatos acima descritos.

2- Ia esquecendo Dimenstein, neste país para trabalhar você precisa de autorização. Você sabia? Se não, fique sabendo. Pode ser engraçado mas é real. E só descobre isso quem quer trabalhar.

3- Limitei minhas palavras como brasileiro e patriota, mas é muito triste a nossa realidade. E ainda acreditam que tudo vai acabar em "pizza", doce ilusão.

4- Sugestão: que tal incluir, quando couber, em um de seus artigos a frase: " Eu preciso aprender a obedecer para um dia saber mandar". Pois em termos de formação humana ela é fantástica principalmente na formação dos nossos jovens a partir dos 7 anos de idade.

Mais uma: "Os professores de mais alto nível que um país pode ter são os que formam os jovens dos 7 aos 14 anos".

Nesta última envolve a formação do caráter e princípios de valores. Para ler e refletir: "O sucesso de uma nação repousa no caráter dos seus cidadãos muito mais do que nas suas leis e organizações".

 
 
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