SÓ SÃO PAULO
HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

novo governo
18/01/2005
Serra traz subprefeitos de fora de SP

O prefeito José Serra (PSDB) e o secretário de Coordenadorias das Subprefeituras, Walter Feldman, definiram ontem o nome de mais cinco subprefeitos em São Paulo. Três deles foram prefeitos de cidades da Grande São Paulo e outros dois são amigos pessoais de Serra, com experiência em administrações tucanas. A nomeação vai ser publicada hoje no Diário Oficial do Município. Em comum, nenhum dos indicados têm ligações históricas com lutas políticas ou parlamentares das regiões que vão administrar e foram escolhidos pela currículo administrativo ou pela afinidade com o prefeito.

Para comandar a Subprefeitura de Cidade Ademar, zona sul, o nome escolhido é do médico Fernando Fernandes Filho, de 53 anos, que foi prefeito de Taboão da Serra, cidade da Grande São Paulo com 200 mil habitantes. Fernandes se elegeu pela primeira vez no PTB e depois de reeleito mudou para o PSDB, época em que conheceu Serra como senador e ministro da Saúde em Brasília.

Outro ex-prefeito vai comandar a Subprefeitura de Guaianases, zona leste. O nomeado, Estevam Galvão de Oliveira, de 61, foi quatro vezes prefeito de Suzano, cidade de 230 mil habitantes. Seu primeiro mandato foi de 1977 a 1982. O último acabou em 2004. Filiado ao PFL, Oliveira foi deputado federal pela Arena.

O terceiro ex-prefeito é Humberto Carlos Parro, de 62 anos, que vai comandar a Subprefeitura da Vila Maria, na zona norte, depois de ter administrado Osasco, cidade com 800 mil habitantes, entre 1983 e 1989, sempre pelo PMDB. Foi presidente da Fundacentro, ligada ao Ministério do Trabalho, e da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), do Estado.

Dois irmãos vão comandar duas das regiões mais cobiçadas da cidade. Antônio Marsiglia Neto já havia sido escolhido para chefiar a Subprefeitura de Pinheiros. Seu irmão, Francisco Marsiglia, foi nomeado ontem para a Subprefeitura da Vila Mariana, na zona sul. Francisco ocupava até agora o cargo de assessor da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Assistência Social. Foi companheiro de Serra no movimento estudantil e um dos fundadores do jornal alternativo Movimento. Ele também trabalhou na Secretaria de Educação na gestão Franco Montoro e na empresa Hidro Brasileira, que pertencia ao ex-ministro Sérgio Motta, antes de ir para o governo.

Finalmente, para a Subprefeitura de São Mateus, na zona leste, vai o advogado Clóvis Luiz Chaves, de 56 anos, assessor da Presidência da República durante o governo Fernando Henrique Cardoso e chefe de gabinete do então deputado federal Aloysio Nunes Ferreira, atual secretário de Governo.

Com esses, já são oito os subprefeitos nomeados. Além de Antônio Marsiglia já tinham sido anunciados o ex-ministro da Agricultura Barroz Munhoz (Subprefeitura de Santo Amaro), e Andrea Matarazzo (Sé), ex-embaixador em Roma.

Enquanto Serra não escolhe os nomes que faltam para o comando das 31 subprefeituras, a cidade vive uma situação curiosa. Dez dos atuais chefes interinos das subprefeituras vieram das gestões de Celso Pitta e Paulo Maluf. São eles os atuais comandantes das regiões da Capela do Socorro, Cidade Tiradentes, Butantã, Jabaquara, São Miguel, Ermelino Matarazzo, Vila Prudente, Itaquera, Jaçanã/Tremembé e Mooca. Todos são engenheiros de carreira e, segundo Feldman, foram escolhidos depois de seus currículos terem sido analisados e a Prefeitura não ter constatado acusações. "Como são funcionários de carreira, é natural que tenham trabalhado nas gestões anteriores", disse o secretário.


BRUNO PAES MANSO
do O Estado de S. Paulo

   
 
 
 

notícias ANTERIOREs:
17/01/2004
Déficit deixado por Marta supera o de Pitta
17/01/2004 Era cortiço. Virou vila chique
12 /01/2004
Secretário aponta erro de R$ 2 bi no Orçamento de SP
11 /01/2004
Prefeitura não irá quitar saldo com precatórios
11 /01/2004
Prefeitura autorizou demolição de escola e voltou atrás
10 /01/2004
Entidade em SP oferece atividades culturais para as crianças
10 /01/2004
Serra determina reforma em todos os postos de saúde da capital
07/01/2004
Parques de São Paulo oferecem atividades gratuitas
06/01/2004 Secretarias de Educação em São Paulo firmam parceria
29/12/2004 Exposições ao ar livre são boas opções para dias quentes