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Dia 01.08.00

 

 

Profissionais não sabem vender seus serviços

Miguel Vieliczko
Equipe GD

A maioria dos profissionais, até mesmo os mais qualificados, encontra dificuldades para conseguir emprego por preconceito em assumir o papel de vendedor. O alerta é do consultor José Augusto Minarelli, que lança amanhã o livro "Venda seu Peixe, Como Vender Serviços Profissionais".

Segundo ele, a falta de habilidade para negociar os próprios serviços, em um mercado em que a terceirização é crescente, pode prejudicar qualquer carreira. De acordo com o consultor, as empresas contratam cada vez menos empregados e mais prestadores de serviços - para resolver problemas específicos, implantar projetos, etc. Por isso, quem não souber vender a melhor solução pode acabar ficando para trás.

"Até as pessoas que vendem muito bem produtos não conseguem se vender", diz.

Para Minarelli, essa dificuldade pode ser atribuída a fatores ideológicos e psicológicos. O desconforto de vender o próprio serviço, segundo ele, vem da época da revolução industrial, quando os trabalhadores passaram a não participar mais de todo o processo produtivo - inclusive da venda.

"Oferecendo nossos serviços, também estamos nos expondo, correndo o risco de não sermos aceitos e nem reconhecidos em nossas experiências e habilidades profissionais", explica.

De acordo com ele, a melhor forma de superar o problema é agir segundo a lógica do comprador. Ou seja, lembrar que as pessoas só compram quando precisam, podem ou querem, exigem pronto atendimento, facilidade de acesso etc. "Parece simples, mas na hora de procurar emprego as pessoas não se lembram disso".

Outra dica do consultor é não apostar apenas no currículo para conseguir uma boa colocação. "É preciso investir em um contato face a face com o empregador", aconselha. "E para isso o melhor é criar uma rede de contatos e, principalmente, circular e oferecer seus serviços", explica.

 

 
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