Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente

Dia 26.02.02

 

 

Empresas destacam responsabilidade social em seus balanços de 2001

Cássia Gisele Ribeiro
Especial para o GD

Neste início de ano, muitas empresas estão divulgando os resultados financeiros do ano de 2001. Junto com este balanço, obrigatório, algumas instituições começam a divulgar também as ações realizadas ou apoiadas por suas fundações em benefício da comunidade.

Na semana passada, o Grupo Pão de Açúcar e o Unibanco divulgaram seus balanços financeiros e sociais em anúncios de página dupla nos principais jornais do país. Ao invés de números frios dispostos em tabelas no papel jornal preto e branco, os balanços eram coloridos, e traziam fotos e descrições das atividades de responsabilidade social consolidadas durante o ano.

"A idéia de divulgar o balanço social surgiu para mostrar à comunidade aquilo que é feito para ela", disse Paulo Pompílio, diretor de comunicação do Grupo Pão de Açúcar.

Para Marcelo Linguitte, coordenador geral do Instituto Ethos, a utilização das realizações sociais como estratégia de marketing já era uma iniciativa prevista pelo mercado. Segundo ele, a tendência é que cada vez mais empresas tomem esse tipo de atitude. "Não acho que é uma moda passageira, mas uma tendência. Além disso, o próprio consumidor valoriza essa característica", afirmou.

Linguitte acredita que a ação é positiva, pois mostra uma preocupação maior da empresa em relação ao consumidor. "As empresas estão se conscientizando de que o seu papel não é apenas gerar lucros, mas também estreitar relações com o público por meio de ações sociais", concluiu.

 
                                                Subir    
   ANTERIORES
  Terceiro Setor caça executivos de alto nível
  Renda Mínima auxilia 67 mil famílias, enquanto emprego continua longe
  Jovens abandonam sonhos profissionais para fugir do desemprego
  Universitários superam analfabetos em programa de combate à pobreza
  Para jovens operários, realização profissional fica em segundo plano
  Promoções nas ligações DDI beneficiam fatia pequena de consumidores
  Percepção de risco de morte é maior em jovens de baixa renda
  Capacitação profissional não garante primeiro emprego
  Para atender melhor a clientela, bares e restaurantes procuram universitários
  Trabalho em casa ganha espaço
  Professores culpam família e mídia pela indisciplina
  Desemprego jovem fica fora do 1º de Maio
  Ambiente hostil causa problemas psicológicos em professores
  Reforma das leis trabalhistas não devem ser apenas promovidas pelo governo
  Empresas nordestinas têm grande participação social
  Aids se dissemina entre usuários de crack
  Permanecer na escola tira jovens do crime, diz pesquisa