Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade 
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
  

Dia 05.06.03

Rua de livros

Na procura por cangaceiros, Edson Lima descobriu Ilda de Souza, de 84 anos, que escapou do histórico massacre de Angicos, no interior do Ceará, onde policiais mataram Lampião. Até hoje ela carrega remorsos. Na noite anterior ao ataque, tinha notado suspeitos movimentos de luzes.

Maria Bonita acalmou-a -afirmou que deveriam ser vaga-lumes. Se tivesse apostado em suas suspeitas, imagina Ilda, Lampião teria talvez conseguido escapar a tempo.

Além de Ilda, conhecida como Dona Cila e mulher do cangaceiro Zé Sereno, Edson localizou, em São Paulo, Dona Mocinha (Maria Ferreira), de 93 anos, irmã de Lampião. A procura faz parte de um projeto que mistura urbanismo e literatura.
Lançar os livros ao ar livre -como nas estações de trem, nos parques e nas praças- é o jeito que o produtor cultural Edson Lima encontrou para se divertir e ganhar a vida. "É uma reação contra essa mania do paulistano de ficar enclausurado. Precisamos redescobrir o gosto da rua", afirma.

Para lançar livros sobre Lampião, ele saiu à procura de testemunhas sobreviventes dos tempos do cangaço, e acabou descobrindo Cida e Mocinha. O local do evento, marcado para 28 de julho, o aniversário da morte de Lampião: a estação Brás, reduto de nordestinos.

Inaugurado em 1999, o projeto Autor da Praça tornou-se parte dos sábados da praça Benedito Calixto. O lançamento se confunde com uma confraternização entre amigos; até porque uma das regras do evento é que o livro já tenha sido lançado há muito tempo. Dali, a experiência entendeu-se, nos domingos, para um parque -o Trianon, na avenida Paulista.

Seu próximo projeto é uma homenagem diferente aos 450 anos da cidade de São Paulo. É um livro de 450 frases criadas por 450 pessoas, a maioria delas VIPs, sobre a cidade. "O livro já é um sucesso, a primeira edição já está completamente esgotada", brinca o produtor cultural.

Apesar do sucesso, não haverá uma segunda edição. Serão somente 450 exemplares. Cada um dos 450 co-autores comprará, com antecedência, seu livro. "Para quem ninguém fique frustrado, vamos colocar todas as frases na internet."

 

 
                                                Subir    
   ANTERIORES
c 
 

O espírito do lugar

 

O arquiteto da "cracolândia"

 

O professor no paraíso

 

Um grafiteiro suspenso no ar

 

O agricultor da cidade

 

Direito à paisagem

 

As olimpíadas do arquiteto

 

Modelo de beleza

 

O médico-jardineiro anônimo

 

Guerra contra o aeroporto

 

As preguiças da Paulista

 

O mistério do Hospital Matarazzo

 

Tesouro escondido

 

De Tereza para Madalena

 

Criação "off-Garden"

 

O jardim escondido de Burle Marx

 

Escola de DJs

 

Escola dá lição de absurdo

  Casa número 1
  São Paulo, de Lula
  Basquete dá samba