BRASIL : MUNDO : DINHEIRO : COTIDIANO : ESPORTE : INFORMÁTICA : ILUSTRADA : EM CIMA DA HORA : GALERIA DE IMAGENS
 
  Folha Online > Mundo > Aposentadoria

Previdência privada
O melhor fiscal do seu plano de previdência é você

do FolhaInvest

Você sabe quanto o seu fundo de previdência cobra para administrar o dinheiro da sua aposentadoria? Informe-se, pois você pode estar pagando muito caro e corroendo a rentabilidade do seu capital.

Verifique, também, qual é a regra prevista no regulamento do plano para saques antes da aposentadoria. Você poderá ter surpresas desagradáveis, como ocorreu com o engenheiro Edson Messora de Oliveira.

Segundo Luís Peregrino, diretor da Susep (Superintendência de Seguros Privados), os planos em vigor podem cobrar uma taxa de "carregamento", para cobrir os custos da gestão do plano, ou uma taxa de administração.

A taxa de "carregamento" é cobrada sobre o valor de cada contribuição e está limitada, por lei, a 30%. Já a taxa de administração incide sobre o total do fundo e seu percentual é definido de acordo com critérios estabelecidos pela instituição administradora do plano. Ela pode ser de, no máximo, 10%.

"Essa taxa deveria ser cobrada sobre a rentabilidade do fundo, não sobre o capital total. Taxar o capital investido pelo cotista é confisco", diz o deputado Ricardo Berzoini, que pretende propor uma nova legislação para o setor.

Outro ponto que você deve observar é se o regulamento do seu plano de previdência prevê a distribuição de parte do excedente financeiro ao participante.

O excedente financeiro é a remuneração obtida pelo gestor do plano ao aplicar seu dinheiro no mercado. Os planos de previdência garantem uma rentabilidade mínima, equivalente à da poupança: correção monetária, mais 6% ao ano.

Trata-se de um grande negócio, para as instituições de previdência privada, claro. Elas captam seu dinheiro pagando-lhe 6% e o aplicam no mercado, comprando títulos do governo federal, ganhando 35%, ou mais, ao ano.

Em alguns casos esse ganho financeiro é dividido com os participantes do plano. Mas, se você sair antes de se aposentar, muitas instituições não lhe repassarão essa rentabilidade extra.

"Nos casos em que o regulamento não prevê a distribuição do excedente financeiro, ele ficará com o administrador do plano", explica Peregrino.

Carteira Se você contribui com algum plano de previdência complementar, ou pretende aderir a um dos que o mercado oferece, informe-se sobre onde estão aplicados os ativos que irão garantir sua futura aposentadoria.

A carteira dos planos é composta por títulos de renda fixa, em geral títulos públicos, e títulos de renda variável e cotas de participação em fundos de investimento.

Procure acompanhar a rentabilidade dessas carteiras. As empresas têm de informar, mensalmente, à Susep, onde está aplicado o patrimônio do fundo. As empresas devem divulgar, anualmente, os índices de rentabilidade de suas carteiras. Exija essa informação do seu gestor.

"A falta de transparência é o maior problema da previdência privada", diz Peregrino. Na sua opinião, tanto os planos fechados, que as empresas mantêm para seus funcionários, quanto os abertos, vendidos ao público, deixam a desejar nesse quesito.

Segundo Peregrino, os novos planos que estão sendo lançados no mercado, os Fapi (Fundo de Aposentadoria Programada Individual) e o PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres) representam uma tentativa de dar mais transparência ao mercado.

Eles funcionam como fundos de investimento e você pode escolher a carteira de aplicações de acordo com seu perfil de risco: conservador, moderado ou agressivo.

"Quem está em um plano antigo, e não está satisfeito, pode tentar migrar para uma das novas modalidades", aconselha Peregrino.

 Perguntas
O INSS
Entenda como funciona
Previdência privada
Como complementar a aposentadoria do INSS

 Destaques
  • Novas regras da previdência complementar valem a partir de agosto
  • Portabilidade só pode ser exercida por fundos semelhantes
  • Conheça as regras de transição para a portabilidade
  • Plano privado pode custar menos que o INSS para autônomos
  • Taxa de administração pode comer a aposentadoria
  • Mercado de previdência privada é mais rígido nos EUA
  • Como "comprar" a aposentadoria à vista?
  • Planos coletivos de empresas têm mais vantagens
  • Aplicações podem ser transferidas a herdeiros
  • Pais investem para os filhos em aposentadoria complementar
  • O melhor fiscal do seu plano é você

  • Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
    em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.