Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Bolsa de Valores

Assim como os mercados mundiais, a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) opera com volatilidade nas últimas semanas, influenciada pela crise de créditos imobiliários de alto risco nos Estados Unidos.
Mais resultados: Anteriores 29 30 31 32 33 34 35 36 37 Próximos
Comentários dos leitores
Saulo Mundim Lenza (679) 12/09/2008 11h56
Saulo Mundim Lenza (679) 12/09/2008 11h56
Qualquer pessoa que pretenda ganhar dinheiro comprando e vendendo algum produto, precisa no minimo conhecer como funciona o mercado em que pretende operar.
O maior risco é exatamentre não conhecer como funciona o mercado onde ele vai operar.
E mais, deve-se comprar quando o mercado for vendedor, e vender quando o mercado for comprador.
Finalizando: bolsa de valores é um mercado de alto-risco.
Sómente profissionais muito competentes têm condições de operar com sucesso.
Quando começa a parecer "casos" de senhoras, e senhores amadores ganhando na bolsa, é hora vender e cair fora.
Quem não saiu em tempo vai perder ainda mais.
Não desejo isso a ninguém.
Boa sorte
28 opiniões
avalie fechar
Jose Arnaldo Alves (6) 11/09/2008 19h11
Jose Arnaldo Alves (6) 11/09/2008 19h11
Caro Jose Tanure e Wlademir Tizonev, ideologia a parte, mas muitos brasileiros falam sem conhecimento de causa. Quando muito, no maximo, conhecem Miami. Estou passando uma temporada aqui na regiao de Seatle (Tacoma, Redmond, Kirkland, Bellevue), nas casas de meus dois filhos que moram e trabalham (legalmente), por aqui, como Eng. de informatica. O que tenho visto em muitos estabelecimentos, ate em bancos, sao muitas placas "now Hiring". Agora mesmo, estive comprando em um supermercado chamado Costco, eu notei que nos aventais dos demonstradores, haviam placas em forma de cracha c/ os dizeres de "Now Hiring". Que crise seria essa? Onde alem de pedido de gente p/ trabalhar, o que mais se escuta e o ronco de motores em carros V6, V8 e ate V10? Mesmo que este Pais caia p/ o 5. do mundo, ainda seria um belo lugar p/ se viver. Alias, e o que muitos nativos gostariam de ver, porque com isso deixariam de ser os delegados do mundo e poupariam milhoes e milhoes dos contribuintes. Viveriam, por ex; como vivem os Canadense que nao sao os primeiros, mas estao em qualidade de vida, ano luz dos Brasileiros. Eu poderia escrever uma enciclopedia sobre isso, mas o que se conclue e que se rouba muito de nos, por ai. Restando-nos a pobreza e a ignorancia. 30 opiniões
avalie fechar
antonio goncalves (457) 11/09/2008 15h11
antonio goncalves (457) 11/09/2008 15h11
P/ aqueles que naoi lerao a dias atraz a alta do dollar e p/ equilibrar as exportaoes ai no brasil que estava tendo dificulldades e equelibrar a balanca comercial, E p/ oSr Vladinir Tzonev 115, Ser aue o senhor pensa que e tao facio asim sair emitindo dollares e pronto?sera que o Sr acha que sair emetindo dolares o real seja que for a moeda e sair distribuindo por ai como se fosepanfleto d epropaganda eleitoral nas vesparas das eleoicoes ou folheto de venda de condominio nos finais de semanas?
acho que o Sr devria ler mais um pouco e ver que sair emitindo dinheiro asim nao e tao facio , p/ todos que smepre ler um pouoc sabem que existe um controle o Sr nao acha? agor ap/ os l=negativos que ja querem ver alta do dolares p/ ver o brasil afundar pode ficar emganado,e tb com a lata dos juros,todas a spessoas que ler um pouco sabem muito bem, o grand eproblema e que existe muitos brasileors que preferem ver o brasil na miseria e os outros paises subindo,p/ ficar felizes
24 opiniões
avalie fechar
Ronaldo Pignataro (59) 11/09/2008 14h14
Ronaldo Pignataro (59) 11/09/2008 14h14
Nenhuma surpresa em relação a essa nova elevação das taxas de juros, como também nenhuma criatividade na explicação dos motivos que motivaram este movimento. Como disse Edgard Allan Poe, os deuses teimam em ocultar a verdade em poços profundos, assim, o efeito da elevação das taxas de juros no controle da inflação é o mesmo daquela alavanca dos aviõezinhos em shopping centers em que os infantis julgam estar controlando o "vôo", hipnotizados pelo piscar de luzinhas. Na vida real, o avião embicou para baixo dando a sensação de gravidade zero aos seus passageiros-investidores, e poucos estrangeiros parecem seduzidos por mais esta oferta generosa de ganhos e interromper a escalada da moeda americana. A verdade, ao que parece (visto ela estar no fundo do poço), é que estão decididos a embarcar no trem internacional da recessão, onde somos conclamados a dividir nossos pequenos pertences para mitigar os bilionários prejuízos dos donos do capital mundial.
Uma coisa, porém, é digna de nota em favor dessa nossa esperança em estado terminal de esclerose. A decisão do Copom dessa vez, não foi unanime. Significa que alguém começa a desconfiar que o reparo feito com esparadrapos e band-aids no sistema financeiro mundial não está lá muito confiável. Tomara que este saudável despertar não se alongue a ponto de perder o último suspiro do ultimo sonho possível.
121 opiniões
avalie fechar
Fábio Miatto (6) 10/09/2008 12h59
Fábio Miatto (6) 10/09/2008 12h59
Uma frase de um investidor qualquer aí:
"Coloque uma ordem de compra quando seu medo diz para vender. Coloque uma ordem de venda quando sua ganância dizer para comprar"
- Warren Buffet
18 opiniões
avalie fechar
francisco schmitt (1) 09/09/2008 22h49
francisco schmitt (1) 09/09/2008 22h49
Não há hipótese de alguem perder dinheiro com ações, ou melhor, com bom Fundo de Ações, a longo prazo. Agora é hora de enfiar todo dineiro possivel nos Fundos e esquecer. Daqui há 10 anos vc estará rico sendo que mesmo em cinco, já terá um bom resultado que dará de dedo nas aplicações de renda fixa. 25 opiniões
avalie fechar
Adolfo Julio dos Santos (23) 09/09/2008 19h52
Adolfo Julio dos Santos (23) 09/09/2008 19h52
Como sempre acontece, no aquecimento, todos vão e compram ações. Agora que a bolsa está caindo, muita gente vende. Aí está o problema: para ganhar dinheiro na bolsa, é preciso ter visão de longo prazo, ter clara sua estratégia de ganhos e analisar além do mercado onde a empresa está inserido, o seu histórico de rendimentos, sempre atentando que rendimentos no passado não garantem rendimentos futuros!
Analise a saúde da empresa, seu grau de endividamento e oportunidades de crescimento e ESPERE!
Para investir em ações é necessário paciência e força aos primeiros sinais de queda, tirar o dinheiro no momento da queda é prejuízo na certa!
Acredito que além das commodities, o fato das eleições nos EUA também influenciam uma vez que não há favoritos para CB e que se trata da maior economia do mundo.
Eu comprarei ações agora pois acredito que este é o momento. Se analisarem o histórico, verão que os ganhos nunca são constantes, a volatilidade é grande e com certeza, após o período de perda, os ganhos serão certos!
É importante ressaltar que para investir em ações, o investidor deve direcionar uma parte de seus recursos que não irá lhe fazer falta.Elaborar um orçamento detalhado e diversificar os investimentos pode auxiliar em muito aos que desejam maximizar os seus ganhos.
E lembre-se de um fator importante: + ganhos = + riscos, sendo que esses riscos podem ser minimizados se você souber onde está pisando e ter claramente os seus objetivos de lucros
28 opiniões
avalie fechar
A Bolsa de Valores de São Paulo passou a ser usada por ex-investidores em avestruzes. Acostumados com os ganhos nos galináceos gigantes, muitos brasileiros venderam os imóveis e aplicaram na BOVESPA, financiando a nova aquisição de novos apartamentos. A Bolha Brasileira está para explodir, com o caos se instalando na classe média endividada, com carros financiados e cirurgias plástícas parceladas. 16 opiniões
avalie fechar
João Oliveira (63) 09/09/2008 15h31
João Oliveira (63) 09/09/2008 15h31
As ações em bolsas de valores seguem um pêndulo.
Nesse pêndulo a variável que mais pesa é a capacidade que cada empresa tem retornar o capital nela empregado acrescido de um certo ganho.
Neste diapasão, não é novidade afirmar que o investidor, ao perceber que determinada ação pode ser bastante lucrativa, começa, em uma espécie de bola de neve, a pagar cada vez mais pelos respectivos papéis.
Aí entra a questão da especulação.
Pois bem. Em um mundo globalizado como o atual, basta um movimento em falso da economia para afetar as ações de empresas em qualquer lugar do globo.
É o que aconteceu com a crise hipotecária americana nestes últimos dias.
Assim, se há a conjunção dos fatores "ações supervalorizadas" e "crise econômica", como a americana que experimentamos atualmente, tem-se cenário perfeito para a queda das bolsas de valores.
As ações caem, não raras às vezes, a um patamar inferior ao seu valor nominal e todo o ciclo recomeça.
Em suma: o mecanismo de sobe e desce das ações permite que pessoas fiquem muito pobres e pessoas fiquem muito ricas. É na transição de cada ciclo que especuladores chegam a ganhar milhões (ou bilhões) em um curto espaço de tempo.
24 opiniões
avalie fechar
José Antônio Tanure (29) 09/09/2008 13h22
José Antônio Tanure (29) 09/09/2008 13h22
Caro Wladimir Tizonev;
Parabéns pelo seu comentário e bom senso. Acrescentaria também que os estados unidos não vão ficar quieto. quem senta no sofá jamais volta a sentar na cadeira, muito menos no chão. Tenho mêdo de que quando eles estiverem perdendo para valer eles aprontem. E limites são coisas que eles definem como limites. Não respitam ONU, acordos, etc. Fazem o que querem, respldados pelo maior e maism eficiente arsenal nuclear do mundo. Pergunto: Se eles ( EUA) vierem a passar fome ou frio e não pudrem comprar alimentos ou combustíveis nos preços que quizerem o que eles vão fazer? Penso que vão tomar. Não me conforto também com china.Imaginem 1 bilhão e 300 milhões de chineses em apuros e cheios de bombas nucleares, exercitos, etc.Quem vai proteger quem? Quem vai se meter? Quem vai ganhar com guerras, expoliações , etc. Penso que já vi este filme nas história mundial.Aos que acreditam que não há mais espaço para isto, vejam as guerras atuais, nos últimos 1 anos, 20 anos 30 anos, etc.Salve-se quem puder,
13 opiniões
avalie fechar
Wilson Santos (70) 09/09/2008 07h58
Wilson Santos (70) 09/09/2008 07h58
A CVM deveria ficar de olho nas corretoras. Tem muitas vendendo milhões (até mesmo o que não possuem) em baixa no início do pregão. As ações caem pelo fato da baixa procura de compra e os investidores "normais" vendem por desespero, baixando ainda mais o valor do papel. E, no apagar das luzes, as corretoras que fazem esta sacanagem compram o mesmo volume vendido no início do pregão. Ou seja, eles estão lucrando nas quedas. Eles estão foraçando o mercado a cair. Não existem boas notícias que irão fazer as ações da Petrobrás, Vale, Gerdau, CSN, e outras subir novamente. O petróleo e metais em baixa ocorrem pela valorização do dólar e, como são negociados em dólar, as empresas não terão prejuízos se as comodites baixam 2% e o dólar sobe 3%. A sacanagem está nos grandes investidores e nos gerenciadores de fundos de ações. 40 opiniões
avalie fechar
Marco A. V. Rivabem (15) 08/09/2008 20h10
Marco A. V. Rivabem (15) 08/09/2008 20h10
A reportagem atribui a queda da Bovespa a baixa no preço das commodities. O petróleo fechou em leve alta em NY (Petrobras), o ferro tem o preço fixo e o níquel subiu na LME (Vale). De quais commodities a reportagem estava falando? 9 opiniões
avalie fechar
Vladimir Tzonev (201) 08/09/2008 18h25
Vladimir Tzonev (201) 08/09/2008 18h25
Os estadounidenses não tem nenhum controle monetário.
Eles não sabem quantos dólares tem em circulação nem dentro dos EUA, nem no mundo.
.
Eles simplesmente mandam imprimir a quantidade de dólares que acham necessária, colocando na frente a ameaça, que "será o cidadão que paga impostos que vai pagar esta conta"
.
Ocorre, que esta vez a situação é bem pior e diferente de todas as anteriores.
.
O sistema bancário deles esta podre e o produtivo, com as dificuldades anunciadas de GM, Ford e outras, também.
.
A causa das causas é que os EU deixaram de ser No1 e o dólar a moeda-reserva preferida do mundo.
Sobram dólares, o que provoca inflação e a inflação provoca recessão, que faz o dólar ser recusado mais ainda, o que provoca inflação e assim tudo de novo.
É o circulo vicioso da estagnação econômica, que o Brasil viveu e superou.
.
Os Estados Unidos nunca mais serão o que eram no final do século passado - a única superpotência do mundo unipolar.
.
Não existe nenhuma chance de sairem rapidamente da crise.
O meu pronóstico é que a crise será crónica por várias décadas e que serão superados pela Europa, China, Índia e Brasil.
36 opiniões
avalie fechar
MAC Castro (346) 06/09/2008 13h30
MAC Castro (346) 06/09/2008 13h30
Bolsa é assim mesmo, quando dizem para investir que a hora é agora, ou tem um imensa propaganda nos meios da imprensa, é sinal que o negócio vai ficar preto, e o contrário é verdadeiro também. Isso se chama influência de mercado, o despreparado e fora do meio da "malandragem" é atraído por ganhos fácil e grandes vantagens e aí pimba , meia dúzia ficam ricos e o restante toma. 7 opiniões
avalie fechar
Jorge Andalaft (2) 06/09/2008 11h38
Jorge Andalaft (2) 06/09/2008 11h38
Alias so um complemento. Caro felipe pelos seus comentarios me parece que voce trabalha com estrategia de vetor, estou correto? Vale lembrar que o mais ilustre investidor que se enriqueceu com esta estrategia na bolsa chama-se simplesmente Warren Edward Buffet... Alias opiniao pessoal, o momento é muito propicio, hora de ganhar dinehiro com a baixa!!! 5 opiniões
avalie fechar
Jorge Andalaft (2) 06/09/2008 11h32
Jorge Andalaft (2) 06/09/2008 11h32
A bolsa é como um comercio voce compra valoriza o produto e vende. Simples assim! A variaçao de precos se deve somente a um fator, a demanda! Maior a demanda, maior o numeros de pessoas propensas a adiquirir uma acao! Alguns comentarios aparentemente refletem opinioes de pessoas que investiram sem estrategia e perderam dinheiro! Infelizmente isso existe, e se nao temuns perdendo nao teria outros ganhando! O melhor aprendizado vem da perda e todos ja passamos. Cabe saber aproveitar o aprendizado! Noticias nao influenciam o valor do papel, afinal se a Petro hoje dobrasse eu lucro, o valor real da acao ainda estaria muito abaixo da cotacao atual! O que faz alguem comprar um papel que vale $14 por $30 é simplesmente a demanda crescente! E aconelho tambem a nao ligarem ao Naji Nahas, pois aos que nao lembram foi ele o causador da maior quebra de investidores, inclusive obrigando a Bovespa alterar as regras de venda descoberta. 5 opiniões
avalie fechar
Helena Ferreira (1) 06/09/2008 08h12
Helena Ferreira (1) 06/09/2008 08h12
Será que a tendência agora é o dólar só aumentar? Preciso comprar dólares para uma viagem no final do ano e desejo saber se o momento é agora, antes q suba mais. Alguém se arrisca a palpitar? 7 opiniões
avalie fechar
M Mig (2425) 05/09/2008 16h17
M Mig (2425) 05/09/2008 16h17
Alguem avisou ao governo federal que não adianta ajustar a meta da inflação de acordo com o aumento da mesma??? 7 opiniões
avalie fechar
João Marino Delize (269) 05/09/2008 15h28
João Marino Delize (269) 05/09/2008 15h28
Bolsa de valores é assim mesmo, quando tudo está em alta e a economia mundial for bem os índices sobem e ao contrário, baixam quando a economia do mundo vai mal. Eu vou esperar ainda um pouco para aplicar na bolsa. Quando as ações estiverem bem baixas e a hora de aplicar e, mesmo assim não é 100% de certeza que dará lucro, mais o risco é bem menor e quando estiver em alta eu vou vender e aplicar em renda fixa. Tudo issto é claro se eu chegar a ganhar na Megasena de domingo. 24 opiniões
avalie fechar
Fábio Miatto (6) 05/09/2008 12h58
Fábio Miatto (6) 05/09/2008 12h58
Caro Renan.
Não é bem assim.
Cassino para quem não sabe quando se pode investir a curto prazo.
Existe N estudos que ajudam nisso.
É óbvio que nenhum é 100% de certeza, mas auxilia e muito a não perder dinheiro a toa.
E renda fixa não me atrai. É como observar a corrida de duas lesmas.
4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (871)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 29 30 31 32 33 34 35 36 37 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página